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Neste artigo é apresentado o estágio supervisionado obrigatório II correspondente aos
anos iniciais do ensino fundamental realizado em uma escola municipal na cidade de
Bagé/RS, em uma turma de primeiro ano. Abordando o uso dos jogos e brincadeiras no
processo de alfabetização da turma. Embasando o artigo dialogamos com o documento
que norteia a educação do país (BRASIL 2017) buscando enfatizar a continuidade do
brincar nos anos iniciais; Assim partimos para a conceptualização de alfabetização
partindo dos autores (TFOUNI, 1998), (SOARES 2005, 2017), (FERREIRO,1970),
(FERREIRO E TEBEROSKY,1970), (FREIRE,1999), (NOGUEIRA,SILVA, 2014),
(MORTATTI,2020). Consecutivamente o discurso segue sobre o letramento com
(KLEIMAN,2008), (SOARES,2010), (MORTATTI, 2004), (LEITE,2015), (STREET,1984);
logo relacionando a alfabetização e letramentos com (Kleiman, 1995,2007,2009),
(FERREIRO,2001), (FREIRE,1987); Findando o referencial com autores que apontam os jogos
e brincadeiras no processo de alfabetização: (BRASIL,2017), (PEREIRA, BONFIN 2009),
(FORTUNA, 2013 ), (RODRIGUES,2013) (SANTOS,2016). A partir da análise qualitativa do
tipo documental e ex post-facto, foi evidenciado a necessidade de se ofertar as crianças
situações que possibilite o brincar dentro do espaço escolar atrelado a jogos e brincadeiras que
promovam o código escrito. |
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