REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Jogos e brincadeiras no processo de alfabetização: uma experiência do ensino remoto no estágio supervisionado II

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Veronice Camargo da
dc.contributor.author Faria, Flaiane Vieira
dc.date.accessioned 2022-01-13T12:57:54Z
dc.date.available 2022-01-13T12:57:54Z
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/1940
dc.description.abstract Neste artigo é apresentado o estágio supervisionado obrigatório II correspondente aos anos iniciais do ensino fundamental realizado em uma escola municipal na cidade de Bagé/RS, em uma turma de primeiro ano. Abordando o uso dos jogos e brincadeiras no processo de alfabetização da turma. Embasando o artigo dialogamos com o documento que norteia a educação do país (BRASIL 2017) buscando enfatizar a continuidade do brincar nos anos iniciais; Assim partimos para a conceptualização de alfabetização partindo dos autores (TFOUNI, 1998), (SOARES 2005, 2017), (FERREIRO,1970), (FERREIRO E TEBEROSKY,1970), (FREIRE,1999), (NOGUEIRA,SILVA, 2014), (MORTATTI,2020). Consecutivamente o discurso segue sobre o letramento com (KLEIMAN,2008), (SOARES,2010), (MORTATTI, 2004), (LEITE,2015), (STREET,1984); logo relacionando a alfabetização e letramentos com (Kleiman, 1995,2007,2009), (FERREIRO,2001), (FREIRE,1987); Findando o referencial com autores que apontam os jogos e brincadeiras no processo de alfabetização: (BRASIL,2017), (PEREIRA, BONFIN 2009), (FORTUNA, 2013 ), (RODRIGUES,2013) (SANTOS,2016). A partir da análise qualitativa do tipo documental e ex post-facto, foi evidenciado a necessidade de se ofertar as crianças situações que possibilite o brincar dentro do espaço escolar atrelado a jogos e brincadeiras que promovam o código escrito.
dc.language.iso 220112s2021####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Jogos
dc.subject Criança
dc.subject Brincadeiras
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Jogos e brincadeiras no processo de alfabetização: uma experiência do ensino remoto no estágio supervisionado II
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.382


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples