dc.description.abstract |
Este estudo situou-se na busca por aprofundar os estudos sobre o papel do profissional da psicopedagogia no âmbito escolar. Teve como objetivo geral entender como se dá a dinâmica de trabalho do psicopedagogo, bem como esse
profissional organiza as relações com o conhecimento e a vinculação com a aprendizagem no âmbito escolar. Também apresentou os objetivos específicos de como aprofundar os estudos sobre a psicopedagogia, conhecer o papel do psicopedagogo nas escolas e conhecer a importância do psicopedagogo nas escolas do município de Santo Antônio das Missões/ Região das Missões. A
metodologia utilizada para desenvolvimento desta pesquisa foi à abordagem qualitativa, exploratória, descritiva, bibliográfica e explicativa. Fizeram parte da amostra dois sujeitos do sexo feminino, ambas professoras formadas em pedagogia, atuantes nas escolas do Município de Santo Antônio das Missões/RS. Uma delas com pós-graduação em psicopedagogia e a outra está em formação nessa área. Os
resultados ressaltaram a importância do psicopedagogo no contexto escolar, de tal forma que seu trabalho contribui substancialmente na construção do conhecimento e na descoberta de dificuldades de aprendizagem, porém, percebe-se ainda uma grande ausência desse profissional no espaço pesquisado. Os sujeitos salientaram
que seria importante se as escolas pudessem contar com o auxílio desse profissional, mas para isso acontecer é necessário maior apoio por parte do
executivo do município, maior divulgação das escolas e professores sobre o objetivo do psicopedagogo no ambiente escolar. |
|