| dc.contributor.advisor | Lanzanova, Luciane Sippert | |
| dc.contributor.author | Oliveira, Angélica Raiane Nunes | |
| dc.date.accessioned | 2022-02-11T17:53:40Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2021 | |
| dc.date.submitted | 2021 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2044 | |
| dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema: “O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com foco na Educação Infantil (EI)”. Este tema é muito relevante considerando a importância que tais documentos têm no processo de ensino e aprendizagem das crianças e da necessidade que professores e futuros educadores têm de conhecê-los para implementá-los em sala de aula ou na gestão escolar. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como o objetivo geral revisitar os RCNEI e a BNCC a fim de compreender o que está posto em relação à Educação Infantil. Para tanto, tem-se como objetivos específicos: realizar uma revisão documental dos RCNEI e BNCC – EI; perceber por amostragem como os professores estão vivenciando os RCNEI e a BNCC na Educação Infantil; e perceber em que sentido as diferenças entre os RCNEI e a BNCC estão sendo implementadas na escola, realizar uma revisão documental para compreender os desafios e possibilidades da aplicação dos RCNEI e BNCC – EI; investigar por amostragem como os professores estão vivenciando os RCNEI e a BNCC na Educação Infantil; e perceber em que sentido as diferenças entre os RCNEI e a BNCC estão sendo implementadas na escola. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa documental realizada por meio de uma revisão bibliográfica e complementada por uma sondagem com professoras atuantes na Educação Infantil no município de São Luiz Gonzaga. Constatou-se que os dois documentos são fundamentais para orientar e regulamentar a Educação Infantil no país, apresentando características distintas em relação à concepção de criança, ensino e currículo em alguns aspectos, mas de modo geral pode-se dizer que são documentos que se complementam. Concluiu-se que os professores que participaram da sondagem possuem certo conhecimento dos documentos, mas que estes desejam e sentem a necessidade de se apropriarem ainda mais no que se refere à legislação e às teorias educacionais voltadas à Educação Infantil. Assim, espera-se com esta pesquisa contribuir para uma melhor compreensão destes documentos, que são fundamentais para o exercício da docência. | |
| dc.language.iso | 220209s2021####bl#####fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Educação | |
| dc.subject | Educação Infantil | |
| dc.subject | Base Nacional Comum Curricular - BNCC | |
| dc.subject | Legislação - Educação | |
| dc.title | Um olhar em relação aos RCNEI e a BNCC no que tange à Educação Infantil | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M373.2 |