REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Um olhar em relação aos RCNEI e a BNCC no que tange à Educação Infantil

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dc.contributor.advisor Lanzanova, Luciane Sippert
dc.contributor.author Oliveira, Angélica Raiane Nunes
dc.date.accessioned 2022-02-11T17:53:40Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2044
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema: “O Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com foco na Educação Infantil (EI)”. Este tema é muito relevante considerando a importância que tais documentos têm no processo de ensino e aprendizagem das crianças e da necessidade que professores e futuros educadores têm de conhecê-los para implementá-los em sala de aula ou na gestão escolar. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como o objetivo geral revisitar os RCNEI e a BNCC a fim de compreender o que está posto em relação à Educação Infantil. Para tanto, tem-se como objetivos específicos: realizar uma revisão documental dos RCNEI e BNCC – EI; perceber por amostragem como os professores estão vivenciando os RCNEI e a BNCC na Educação Infantil; e perceber em que sentido as diferenças entre os RCNEI e a BNCC estão sendo implementadas na escola, realizar uma revisão documental para compreender os desafios e possibilidades da aplicação dos RCNEI e BNCC – EI; investigar por amostragem como os professores estão vivenciando os RCNEI e a BNCC na Educação Infantil; e perceber em que sentido as diferenças entre os RCNEI e a BNCC estão sendo implementadas na escola. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa documental realizada por meio de uma revisão bibliográfica e complementada por uma sondagem com professoras atuantes na Educação Infantil no município de São Luiz Gonzaga. Constatou-se que os dois documentos são fundamentais para orientar e regulamentar a Educação Infantil no país, apresentando características distintas em relação à concepção de criança, ensino e currículo em alguns aspectos, mas de modo geral pode-se dizer que são documentos que se complementam. Concluiu-se que os professores que participaram da sondagem possuem certo conhecimento dos documentos, mas que estes desejam e sentem a necessidade de se apropriarem ainda mais no que se refere à legislação e às teorias educacionais voltadas à Educação Infantil. Assim, espera-se com esta pesquisa contribuir para uma melhor compreensão destes documentos, que são fundamentais para o exercício da docência.
dc.language.iso 220209s2021####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação
dc.subject Educação Infantil
dc.subject Base Nacional Comum Curricular - BNCC
dc.subject Legislação - Educação
dc.title Um olhar em relação aos RCNEI e a BNCC no que tange à Educação Infantil
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M373.2


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