dc.description.abstract |
As mudanças e evoluções vividas constantemente pela sociedade são refletidas também na área da educação, interferindo direta ou indiretamente na forma em que se ensina e como se aprende. Todas essas mudanças nos levam a repensar a forma como atuamos frente aos nossos alunos e é nesse sentido que a presente pesquisa tem por objetivo compreender como a ludicidade pode contribuir no processo de alfabetização, especialmente nos anos iniciais do ensino fundamental, em uma escola da rede pública estadual do município de São Luiz Gonzaga–RS, durante o ensino remoto. Para alcançar o objetivo realizou-se primeiramente uma pesquisa bibliográfica, baseada em autores como Jean Piaget, Vygotsky, Luckesi, Almeida, entre outros, seguida de uma pesquisa participante, a qual se desenvolveu a partir da interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas. Como resultado, foi possível verificar que a ludicidade é uma grande aliada no processo de alfabetização, pois através das brincadeiras e jogos os alunos conseguem ter uma maior motivação e interação com o mundo ao seu redor, oportunizando uma aprendizagem mais dinâmica e criativa. Assim, a ludicidade permite ao aluno desenvolver sua criatividade e imaginação, superando suas dificuldades, pois facilita o processo de aprendizagem e o desenvolvimento social, cultural e pessoal promovendo uma maior adesão a um ambiente mais harmonioso. |
|