REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Os gêneros textuais nos livros didáticos de língua portuguesa nos anos iniciais: uma reflexão sobre a formação de leitores

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Lanzanova, Luciane Sippert
dc.contributor.author Barbosa, Rosane Alves
dc.date.accessioned 2022-02-11T18:11:42Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2053
dc.description.abstract A leitura é a forma mais antiga e mais eficaz, até hoje, de adquirir conhecimentos, sendo algo construído historicamente na relação entre o leitor e aquilo que ele lê. Levando isso em conta, pensar a formação de novos leitores é um compromisso da escola e para isso tem-se como um dos recursos mais acessíveis os livros didáticos que são disponibilizados pelo Ministério da Educação e Cultura para todos os alunos das escolas públicas. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral identificar quais gêneros textuais são trabalhados nos livros didáticos dos Anos Iniciais da Coleção Buriti Mais Português e como este trabalho pode contribuir para a formação de leitores. Para tanto, tem-se como objetivos específicos: retomar os conceitos de leitura e de gêneros textuais; identificar os gêneros textuais e as atividades voltadas à leitura presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa do 1o ao 5o ano; trazer alguns exemplos de como os gêneros textuais são trabalhados nas obras e quais habilidades procura-se desenvolver a partir destes visando a formação de leitores. Trata-se de uma pesquisa básica qualitativa, documental, de cunho descritivo e explicativo. O objeto de análise é constituído pela Coleção Buriti Mais Português, adotada em uma escola pública da rede Municipal de ensino de São Luiz Gonzaga, para o período 2019 a 2022. Os resultados evidenciam que todas as unidades estão organizadas por gêneros, sem, no entanto, fazer uma descrição exaustiva de cada um, mas abordando os aspectos básicos da textualidade, de modo a aproximar os alunos dessas formas de discurso e desenvolver a competência comunicativa destes. As atividades propostas estão de acordo com os objetos de conhecimento e habilidades apresentadas pela BNCC. Assim, pode-se dizer que os livros didáticos da forma como estão apresentados constituem uma importante ferramenta para auxiliar aos professores no trabalho com a leitura e na formação de leitores.
dc.language.iso 220209s2021####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação
dc.subject Formação de leitores
dc.subject Ensino fundamental
dc.subject Gêneros textuais
dc.subject Livros didáticos
dc.title Os gêneros textuais nos livros didáticos de língua portuguesa nos anos iniciais: uma reflexão sobre a formação de leitores
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.671


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples