dc.contributor.advisor |
Almeida, Percila Silveira de |
|
dc.contributor.author |
Gonçalves, Fernanda Alves |
|
dc.date.accessioned |
2022-03-11T15:49:06Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2021 |
|
dc.date.submitted |
2021 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2080 |
|
dc.description.abstract |
Este trabalho de conclusão de curso buscou identificar quais as perspectivas e desafios de alunos oriundos da modalidade EJA frente sua inserção no Curso Superior de Pedagogia. Logo, a pesquisa teve como objetivo geral investigar as perspectivas e os desafios desses alunos egressos da modalidade da EJA e sua inserção no curso Superior de Pedagogia na UERGS, unidade de São Luiz Gonzaga. O projeto apresenta com o tema EJA: Perspectivas e desafios dos alunos egressos da modalidade e sua inserção no curso de pedagogia. O estudo da pesquisa foi alicerçado em uma abordagem metodológica qualitativa, exploratória, bibliográfica, descritiva e explicativa, sendo ainda, participante. Pautando-se como ferramentas de análises entrevistas semiestruturadas, assim como rodas de conversas por meio da plataforma digital Google Meet (serviço de comunicação por vídeo oferecido pelo Google). O processo de coleta de dados para análises se deu através de entrevistas semiestruturadas voltadas as alunas/os egressas da modalidade EJA. A construção das análises foi organizada a partir da técnica de categorização. Neste contexto, este trabalho constata as recorrências nas falas dos sujeitos da pesquisa, referente a como a modalidade EJA foi essencial nos processos de inserção no Ensino Superior. Considerando assim, a relevância deste tema para a formação docente, assim como a necessidade da universidade em atender e possibilitar os mesmos a essa formação. |
|
dc.language.iso |
220303s2021####bl#####fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Pedagogia |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Educação de jovens e adultos - EJA |
|
dc.subject |
Formação docente |
|
dc.title |
EJA: perspectivas e desafios dos alunos egressos da modalidade e sua inserção no curso superior de Pedagogia |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M374.7 |
|
dc.description.additionalinformation |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Graduação em Pedagogia: Licenciatura, Unidade Universitária em São Luiz Gonzaga, 2021. |
|