REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

EJA: perspectivas e desafios dos alunos egressos da modalidade e sua inserção no curso superior de Pedagogia

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Almeida, Percila Silveira de
dc.contributor.author Gonçalves, Fernanda Alves
dc.date.accessioned 2022-03-11T15:49:06Z
dc.date.available
dc.date.issued 2021
dc.date.submitted 2021
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2080
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso buscou identificar quais as perspectivas e desafios de alunos oriundos da modalidade EJA frente sua inserção no Curso Superior de Pedagogia. Logo, a pesquisa teve como objetivo geral investigar as perspectivas e os desafios desses alunos egressos da modalidade da EJA e sua inserção no curso Superior de Pedagogia na UERGS, unidade de São Luiz Gonzaga. O projeto apresenta com o tema EJA: Perspectivas e desafios dos alunos egressos da modalidade e sua inserção no curso de pedagogia. O estudo da pesquisa foi alicerçado em uma abordagem metodológica qualitativa, exploratória, bibliográfica, descritiva e explicativa, sendo ainda, participante. Pautando-se como ferramentas de análises entrevistas semiestruturadas, assim como rodas de conversas por meio da plataforma digital Google Meet (serviço de comunicação por vídeo oferecido pelo Google). O processo de coleta de dados para análises se deu através de entrevistas semiestruturadas voltadas as alunas/os egressas da modalidade EJA. A construção das análises foi organizada a partir da técnica de categorização. Neste contexto, este trabalho constata as recorrências nas falas dos sujeitos da pesquisa, referente a como a modalidade EJA foi essencial nos processos de inserção no Ensino Superior. Considerando assim, a relevância deste tema para a formação docente, assim como a necessidade da universidade em atender e possibilitar os mesmos a essa formação.
dc.language.iso 220303s2021####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Pedagogia
dc.subject Educação de jovens e adultos - EJA
dc.subject Formação docente
dc.title EJA: perspectivas e desafios dos alunos egressos da modalidade e sua inserção no curso superior de Pedagogia
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M374.7
dc.description.additionalinformation Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Curso de Graduação em Pedagogia: Licenciatura, Unidade Universitária em São Luiz Gonzaga, 2021.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples