| dc.contributor.advisor | Lima, Edilma Machado de | |
| dc.contributor.author | Silva, Josiane Silveira da | |
| dc.date.accessioned | 2022-05-23T14:40:30Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.date.submitted | 2022 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2137 | |
| dc.description.abstract | Neste trabalho, tivemos como objetivo geral analisar como se constitui o orientador educacional e qual sua atuação na Educação Infantil. Para tanto foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa de cunho descritivo-exploratório e quanto ao método, um Estudo de Campo utilizando a análise de conteúdo. De forma específica averiguar a formação do profissional orientador educacional e analisar suas experiências através da narrativa obtida por meio do questionário. Em relação aos resultados, infere-se, que o Orientador Educacional é de extrema importância no ambiente escolar, pois desenvolve realiza um trabalho para que aluno possa se desenvolver integralmente, de forma a facilitar seu aprendizado e minimizar suas dificuldades, sempre buscando conhecer sua realidade e trazendo a família para dentro do espaço escolar. Esse profissional estabelece uma ponte entre a escola e a comunidade sempre buscando o diálogo. Dessa forma percebemos que o trabalho do Orientador é amplo e não apenas de aconselhamento, ele é um profissional engajado na formação da cidadania e no desenvolvimento de seres críticos e atuantes na sociedade em que vivem. | |
| dc.language.iso | 220518s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Orientação educacional | |
| dc.subject | Educação infantil | |
| dc.subject | Formação | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.title | O profissional orientador educacional na educação infantil | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M37.048.3 |