A música é uma importante linguagem artística, amplamente utilizada no meio educacional como recurso pedagógico lúdico nos processos de ensino eaprendizagem. Por isso, este estudo visou analisar a contribuição da música ...
A inserção de alunos surdos dentro da Educação Infantil é de extrema importância, pois é através desse convívio inicial que a criança irá sentir-se capaz de conviver com as pessoas à sua volta e assim conseguir adquirir ...
O objetivo desta pesquisa foi o de discutir a contribuição do cinema à Educação em Direitos Humanos por meio do programa de Extensão Cinedebate Uergs Alegrete. Entendemos cinema como arte, não apenas como ferramenta ...
Este trabalho apresenta reflexões sobre o estágio desenvolvido na Gestão Escolar, Orientação Educacional, sua observação e registro em tempos de Pandemia na Escola Estadual ABC da rede pública de ensino, localizada no ...
Este trabalho de conclusão de curso é resultante de uma pesquisa com professores egressos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul na cidade de Alegrete, Rio Grande do Sul. Teve ...
Atualmente, e nos últimos anos, a inclusão escolar tem ganhado mais visibilidade e mais importância. A inclusão escolar pode contribuir para que o (a) aluno (a) que possua algum tipo de deficiência esteja integrado (a) à ...
A inserção de alunos surdos dentro da Educação Infantil é de extrema importância, pois é através desse convívio inicial que a criança irá sentir-se capaz de conviver com as pessoas à sua volta e assim conseguir adquirir ...
O objetivo deste estudo é relatar a experiência de ensino vivida nas turmas de nível B da educação infantil, refletindo, especificamente, sobre os impactos da pandemia de Covid no desenvolvimento corporal e motor dos ...
Esta pesquisa trata da atuação do orientador educacional numa perspectiva de gestão democrática e suas contribuições na efetivação da mesma. Objetiva identificar as funções deste profissional no viés de gestão democrática ...
O trabalho objetiva discutir a proposta de avaliação diagnóstica em andamento pelo programa Avaliar é Tri RS. Ele se justifica por discutir um programa recente que tomou forma no Estado do Rio Grande do Sul perante o ...
A Lei n° 10.639/2003 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino fundamental e médio a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira ...
O objetivo deste estudo foi o de investigar a influência das dificuldades de aprendizagem na formação da subjetividade, em especial no que tange à formação do autoconceito e da autoestima das crianças. O método escolhido, ...
O objetivo deste trabalho, além de cumprir com a exigência para a obtenção do título de Licenciada em Pedagogia, é o de recontar, com as emoções e com o vivido, por meio da narrativa autobiográfica, as possibilidades de ...
O objetivo do presente trabalho é o de relatar uma experiência docente tendo a contação de histórias como estratégia pedagógica para o trabalho com a diversidade étnico-racial na escola. Define-se assim nossa questão de ...
O presente trabalho objetiva analisar as percepções dos professores e gestores acerca da Educação Integral, Tempo Integral e Jornada Ampliada no contexto contemporâneo, a fim de compreender como tais concepções impactam ...
Este estudo tem por objetivo avaliar o ensino e aprendizagem de Educação Alimentar nos anos iniciais do ensino fundamental, utilizando como recurso a contação de histórias, como um dos mediadores para o processo de ensino ...
O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objeto geral compreender quais as funções desenvolvidas pelos gestores escolares na organização pedagógica e administrativa nas escolas do município de Alegrete, Rio ...
O presente estudo visa identificar a importância do trabalho do Gestor Educacional frente às Escolas do Campo, onde a Educação do Campo é oferecida às populações que vivem na zona rural, filhos de agricultores, pecuaristas, ...
A presente pesquisa sobre orientação escolar no contexto da educação e desenvolvimento de alunos com autismo durante a pandemia, teve como objetivo geral analisar como ocorreu o trabalho de uma orientadora escolar e de uma ...
Levando em consideração o contexto de pandemia do Novo Coronavírus, este estudo tem o objetivo geral de investigar as transformações ocorridas no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental no contexto do Ensino ...