A família e a escola são os grupos sociais com os quais as crianças criam vínculos afetivos e se desenvolvem socialmente. Na escola, a criança terá como aliada a professora, que ao criar um ambiente estimulante, afetivo e acolhedor possibilitará que a criança expresse suas ideias, sentimentos e emoções. A pesquisa visou investigar o impacto de uma prática pedagógica afetiva positiva no aprendizado de escolares do terceiro ano do ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa de intervenção pedagógica, qualitativa, descritiva com relação aos objetivos, realizada com uma turma de 23 crianças do 3° ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sendo 13 meninos e 10 meninas, com idades entre 08 e 09 anos, de uma escola estadual de 1º Grau localizada em município da fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul. Realizou-se a observação participante da turma com intuito de melhor conhecê-la e ser conhecida. As intervenções pedagógicas foram construídas após as observações ocorrendo no mês de março de 2025, sendo que a análise das atividades realizadas e das observações foi registrada em um diário de campo. Também se procedeu com o registro de fotos e vídeos a fim de documentar o máximo possível a reação da turma frente às intervenções. Os resultados mostraram que criança aprende e se desenvolve pela interação com o ambiente, com a professora e com os colegas. A professora é afetuosa quando exerce uma escuta atenta à criança, acompanhando o seu processo de aprendizagem e pensando em diferentes formas de propor as intervenções pedagógicas, auxiliando a criança no seu percurso formativo. Um ambiente afetivo positivo é resultado de interações respeitosas, de escuta atenta e sensível, e de atividades planejadas.