O presente trabalho tem como objetivo geral investigar como ficaram as relações afetivas entre docentes e alunos da Educação Infantil, devido ao isolamento social e suspensão das aulas presencias. Trata-se de uma pesquisa ...
O presente trabalho teve como objetivo geral estudar a autocompreensão da identidade racial, mais especificamente a identidade parda e a contribuição da educação. Metodologicamente a abordagem foi qualitativa com objetivo ...
O presente estudo tem como temática O Autismo na Educação Infantil: desafios e
possibilidades de aprendizagem em uma escola pública de Alegrete/RS. Como
objetivo geral buscamos analisar de que forma se dá inclusão de alunos ...
O presente trabalho trata de uma análise sobre o Planejamento da Educação Infantil e tivemos como objetivo geral investigar a organização do planejamento na Educação Infantil durante o período pandêmico. Tal proposta, ...
O objetivo deste estudo foi o de investigar a influência das dificuldades de aprendizagem na formação da subjetividade, em especial no que tange à formação do autoconceito e da autoestima das crianças. O método escolhido, ...
A família e a escola são grupos sociais com os quais as crianças criam vínculos afetivos e
se desenvolvem socialmente. É na família onde ocorrem as primeiras e principais interações sociais da criança, onde se iniciam a ...
As Tecnologias Digitais (TD) são ferramentas que contemplam o desenvolvimento do cotidiano pedagógico, juntamente aos processos de ensino e de aprendizagem, e vem provocando muitas discussões. Quando pensamos em cursos de ...
O presente trabalho Bullying no Espaço Escolar: um desafio contemporâneo para a comunidade escolar, teve como objetivo geral analisar, a partir da literatura existente, o fenômeno bullying nesses espaços. Esse tema vem ...
O presente trabalho de conclusão do curso de Pedagogia Licenciatura da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS – Unidade Alegrete, refere-se a uma pesquisa cujo objetivo geral foi analisar as concepções de ...
O presente trabalho TDAH: uma análise sobre a importância do acompanhamento familiar e escolar para o processo de desenvolvimento das potencialidades do sujeito, teve por objetivo analisar como se dá o acompanhamento ...
Esta pesquisa integra a Conclusão de Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. O tema central é o transbordamento da escola na sociedade contemporânea e se justifica por entender que as instituições ...
No presente Trabalho de Conclusão de Curso foi abordado os desafios e as possibilidades de ensino e aprendizagem de alunos com altas habilidades/super dotação (AH/SD), com ênfase na Educação Inclusiva. Importante mencionar ...
O presente trabalho teve como objetivo analisar as percepções dos alunos do 5o ano do Ensino Fundamental em relação ao Ensino de Matemática. Participaram como colaboradores deste estudo 15 alunos do Ensino Fundamental, ...
O presente estudo teve por objetivo compreender os desafios e as possibilidades do Ensino de Ciências nos Anos Iniciais de uma Escola de Estadual de Alegrete, RS. Diante disso, a pesquisa analisou as metodologias de ensino ...
A presente pesquisa se trata de um Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia e procura analisar as contribuições do processo de Contação de Histórias na Educação Infantil para a formação integral das crianças enquanto ...
O presente estudo delineou, como objetivo geral, analisar os currículos de Licenciatura em Pedagogia, instituídos nos anos de 2004, 2008 e 2014 pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, fundamentando-se em uma análise ...
As transições escolares são marcos na vida de todos que passam por elas, e esses acabam por constituir os sujeitos escolares. No interesse deste trabalho é discutida à transição do último nível da Educação Infantil para o ...
O papel do brincar na formação da criança é uma questão indiscutível no cenário contemporâneo, em razão de suas amplas contribuições. Com base nessa temática, o presente trabalho tem como objetivo geral analisar como o ...
O presente trabalho trata sobre o Autismo na Educação Infantil: desafios e possibilidades encontrados na sala de aula. Tivemos como objetivo geral analisar como se dá a inclusão de um aluno com TEA na Educação Infantil de ...
Conforme a população envelhece, aumenta a procura por instituição de longa permanência de idosos (ILPI) e historicamente, é fato que grande parte dessas instituições possui um perfil assistencialista, no qual prestar ...