Este trabalho aborda a contribuição das práticas educativas lúdicas para o processo de alfabetização no 1º ano do Ensino Fundamental. O objetivo principal foi analisar de que forma atividades lúdicas, como jogos e brincadeiras, favorecem o desenvolvimento da leitura e da escrita em crianças em fase inicial de escolarização. A pesquisa, de caráter qualitativo, contou com registros fotográficos que permitiram documentar as atividades e acompanhar a participação dos alunos. Os resultados evidenciam que o uso do lúdico amplia o engajamento e a motivação, facilita a compreensão do sistema de escrita alfabética e contribui para a construção de aprendizagens significativas. Além disso, observou-se que as práticas lúdicas fortalecem vínculos sociais e afetivos, promovendo maior interação entre colegas e favorecendo um ambiente escolar mais inclusivo e participativo. Conclui-se que o trabalho com atividades lúdicas se configura como uma estratégia pedagógica essencial no processo de alfabetização, por potencializar o interesse das crianças, enriquecer a prática docente e possibilitar uma transição mais harmoniosa da Educação Infantil para o Ensino Fundamental.