O trabalho teve como objetivo geral analisar o papel central do brincar na promoção do desenvolvimento integral das crianças, usando os objetivos específicos para alcançar tais resultados: argumentar sobre o impacto do brincar, compreender como os professores da Educação Infantil em escolas públicas e privadas do município de Alegrete-RS estruturam e realizam atividades lúdicas, bem como o papel do educador e suas estratégias e refletir sobre a prática do brincar heurístico para garantir um brincar de qualidade. De caráter exploratório, adotamos uma abordagem qualitativa de estudo de campo e como instrumento o questionário. Concluiu-se que, embora as estratégias utilizadas pelas educadoras contribuam significativamente para um ensino de qualidade, é fundamental investir em novas metodologias e na reflexão crítica sobre a relação entre teoria e prática. Assim, este trabalho espera contribuir para o enriquecimento das práticas pedagógicas, valorizando o brincar como elemento central no processo educativo e promovendo um desenvolvimento integral, conectado com as necessidades das crianças e as demandas contemporâneas da Educação Infantil.