O presente trabalho objetiva pesquisar como didaticamente a música, a musicalização é
utilizada nas práticas pedagógicas em uma turma de Educação Infantil de uma escola pública
municipal. Apresenta como tema: as potencialidades da musicalização no desenvolvimento
infantil, considerando a importância da música como parte da cultura, do senso estético e
expressivo, como prática a ser desenvolvida no contexto da Educação Infantil. Tendo como
metodologia a revisão de literatura concernente da área e instrumentos de levantamento de
dados: observações realizadas no estágio curricular obrigatório do Curso de Pedagogia e
questionário com docente. Justifica-se a pesquisa pois a musicalização na infância colabora
com o avanço didático, garante benefícios para a parte social e emotiva, sendo imprescindível
que a criança tenha o contato com a música e quaisquer outras formas de arte. Através deste
estudo, concluiu-se que a musicalização oferece uma variedade de vias para a aprendizagem
e, concomitantemente, fomenta o desenvolvimento infantil através de construção de
identidade ela pode ajudar as crianças a expressarem suas ideias, sentimentos e emoções.