O presente trabalho teve como objetivo analisar a relação afetiva no contexto de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Alegrete, Rio Grande do Sul. A metodologia empregada foi uma pesquisa de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório associado a uma pesquisa de campo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação participante e o questionário aberto. A observação foi realizada na turma de 1º ano e o questionário aberto foi aplicado à professora regente da referida turma. Com base no viés analítico perante os dados obtidos na pesquisa, percebeu-se que a docente reconhece a importância da afetividade para o desenvolvimento integral dos alunos. Para a professora, não se trata de reduzir a afetividade a um aspecto secundário, mas a considera uma questão indissociável dos aspectos cognitivos e sociais. Em suas práticas pedagógicas, a professora e os alunos apresentam vínculos afetivos saudáveis, pelo que pode ser observado no período de realização da pesquisa. Conclui-se, portanto, que a docente demonstrou reconhecer os interesses, características e posicionamentos da turma, os acolhendo e transmitindo segurança e carinho no cotidiano. Observou-se que os alunos parecem sentirem-se seguros, confiantes e estimulados com as propostas realizadas, fato que reforça o quanto afetividade e inteligência estão interligados.