REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A relação afetiva e o processo de aprendizagem no cotidiano da sala de aula nos anos iniciais

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Lima, Edilma Machado de
dc.contributor.author Montano, Ana Maria Alexandre
dc.date.accessioned 2023-12-22T15:40:59Z
dc.date.available 2023-12-22T15:40:59Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3071
dc.description.abstract O presente trabalho teve como objetivo analisar a relação afetiva no contexto de uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Alegrete, Rio Grande do Sul. A metodologia empregada foi uma pesquisa de abordagem qualitativa, com objetivo exploratório associado a uma pesquisa de campo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação participante e o questionário aberto. A observação foi realizada na turma de 1º ano e o questionário aberto foi aplicado à professora regente da referida turma. Com base no viés analítico perante os dados obtidos na pesquisa, percebeu-se que a docente reconhece a importância da afetividade para o desenvolvimento integral dos alunos. Para a professora, não se trata de reduzir a afetividade a um aspecto secundário, mas a considera uma questão indissociável dos aspectos cognitivos e sociais. Em suas práticas pedagógicas, a professora e os alunos apresentam vínculos afetivos saudáveis, pelo que pode ser observado no período de realização da pesquisa. Conclui-se, portanto, que a docente demonstrou reconhecer os interesses, características e posicionamentos da turma, os acolhendo e transmitindo segurança e carinho no cotidiano. Observou-se que os alunos parecem sentirem-se seguros, confiantes e estimulados com as propostas realizadas, fato que reforça o quanto afetividade e inteligência estão interligados.
dc.language.iso 231221s2023####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Afetividade - Escola
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Aprendizagem
dc.subject Anos iniciais
dc.title A relação afetiva e o processo de aprendizagem no cotidiano da sala de aula nos anos iniciais
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M37.015.3


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples