A presente pesquisa teve como objetivo analisar como a Gamificação pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente o estudo teve uma abordagem qualitativa exploratória. Elegemos o estudo de caso e adotamos como instrumentos o questionário, a observação e o grupo focal, coletando os dados em uma escola de Ensino Fundamental de Alegrete/RS. Podemos inferir
como resultados que a maioria dos alunos teve uma experiência positiva e melhorias na aprendizagem com jogos educacionais. A Gamificação, como uma
metodologia ativa em sala de aula proporciona para os alunos e alunas uma aprendizagem de forma mais dinâmica e muitas vezes mais eficaz do que os
métodos convencionais. Cabe ainda destacar que a formação de professores é fundamental para o sucesso da Gamificação na sala de aula. A personalização e a reflexão contínua são necessárias para que os alunos se engajem com interesse e se comprometam com seu processo de aprender a aprender. Podemos finalizar apontando que a Gamificação é uma estratégia promissora, mas requer, como todo recurso ou estratégia adotada em sala de aula, de conhecimento e formação adequadas.