REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Gamificação: metodologia ativa para o ensino e a aprendizagem

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dc.contributor.advisor Lima, Edilma Machado de
dc.contributor.author Santos, Andrea Lourenzi dos
dc.date.accessioned 2024-02-08T12:17:52Z
dc.date.available
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3140
dc.description.abstract A presente pesquisa teve como objetivo analisar como a Gamificação pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente o estudo teve uma abordagem qualitativa exploratória. Elegemos o estudo de caso e adotamos como instrumentos o questionário, a observação e o grupo focal, coletando os dados em uma escola de Ensino Fundamental de Alegrete/RS. Podemos inferir como resultados que a maioria dos alunos teve uma experiência positiva e melhorias na aprendizagem com jogos educacionais. A Gamificação, como uma metodologia ativa em sala de aula proporciona para os alunos e alunas uma aprendizagem de forma mais dinâmica e muitas vezes mais eficaz do que os métodos convencionais. Cabe ainda destacar que a formação de professores é fundamental para o sucesso da Gamificação na sala de aula. A personalização e a reflexão contínua são necessárias para que os alunos se engajem com interesse e se comprometam com seu processo de aprender a aprender. Podemos finalizar apontando que a Gamificação é uma estratégia promissora, mas requer, como todo recurso ou estratégia adotada em sala de aula, de conhecimento e formação adequadas.
dc.language.iso 240206s2023####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Gamificação
dc.subject Jogos educacionais
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Ensino - Aprendizagem
dc.subject Educação
dc.title Gamificação: metodologia ativa para o ensino e a aprendizagem
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.69


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