| dc.contributor.advisor | Lima, Edilma Machado de | |
| dc.contributor.author | Santos, Andrea Lourenzi dos | |
| dc.date.accessioned | 2024-02-08T12:17:52Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.date.submitted | 2023 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3140 | |
| dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo analisar como a Gamificação pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem. Metodologicamente o estudo teve uma abordagem qualitativa exploratória. Elegemos o estudo de caso e adotamos como instrumentos o questionário, a observação e o grupo focal, coletando os dados em uma escola de Ensino Fundamental de Alegrete/RS. Podemos inferir como resultados que a maioria dos alunos teve uma experiência positiva e melhorias na aprendizagem com jogos educacionais. A Gamificação, como uma metodologia ativa em sala de aula proporciona para os alunos e alunas uma aprendizagem de forma mais dinâmica e muitas vezes mais eficaz do que os métodos convencionais. Cabe ainda destacar que a formação de professores é fundamental para o sucesso da Gamificação na sala de aula. A personalização e a reflexão contínua são necessárias para que os alunos se engajem com interesse e se comprometam com seu processo de aprender a aprender. Podemos finalizar apontando que a Gamificação é uma estratégia promissora, mas requer, como todo recurso ou estratégia adotada em sala de aula, de conhecimento e formação adequadas. | |
| dc.language.iso | 240206s2023####bl#####fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Educação | |
| dc.subject | Gamificação | |
| dc.subject | Jogos educacionais | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Ensino - Aprendizagem | |
| dc.title | Gamificação: metodologia ativa para o ensino e a aprendizagem | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M371.69 |