Este trabalho tem como objetivo principal a observação pedagógica, do cumprimento dos direitos dos alunos assegurados pela Lei Federal nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996, art.24 do decreto nº 3.298/99 e pela Lei nº 7.853/89, ambas prescritas na Lei de Diretrizes da Educação Nacional (LDB) que ressalta os direitos das pessoas com deficiência à educação pública e gratuita, preferencialmente na rede pública de ensino. O método de coleta de dados utilizou rodas de conversa com alunos e alunas surdos, envolvendo dinâmicas que os instigassem a expor seus anseios, suas vivências e perspectivas ao enfrentar os desafios do cotidiano. Diante do cenário observado conclui-se que ainda existem vários desafios a serem superados quando o assunto é educação inclusiva, iniciando com a descrição da falta de infraestrutura nas escolas e de profissionais com formação adequada para lidar com esta diversidade e até mesmo a dificuldade da adaptação do currículo e das metodologias a serem aplicadas. Foram trabalhados autores como Paulo Freire, Marcos Cezar de Freitas e ouvidos os alunos. Segundo estes a escola demonstra estar dando os seus primeiros passos em relação ao processo de inclusão, um direito assegurado por lei e que é do conhecimento deles.