REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Inclusão de alunos surdos na EJA

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dc.contributor.advisor Tesseler, Fani Averbuh
dc.contributor.author Conceição, Nara Eliana Pereira
dc.date.accessioned 2025-01-09T11:18:46Z
dc.date.available
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3569
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo principal a observação pedagógica, do cumprimento dos direitos dos alunos assegurados pela Lei Federal nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996, art.24 do decreto nº 3.298/99 e pela Lei nº 7.853/89, ambas prescritas na Lei de Diretrizes da Educação Nacional (LDB) que ressalta os direitos das pessoas com deficiência à educação pública e gratuita, preferencialmente na rede pública de ensino. O método de coleta de dados utilizou rodas de conversa com alunos e alunas surdos, envolvendo dinâmicas que os instigassem a expor seus anseios, suas vivências e perspectivas ao enfrentar os desafios do cotidiano. Diante do cenário observado conclui-se que ainda existem vários desafios a serem superados quando o assunto é educação inclusiva, iniciando com a descrição da falta de infraestrutura nas escolas e de profissionais com formação adequada para lidar com esta diversidade e até mesmo a dificuldade da adaptação do currículo e das metodologias a serem aplicadas. Foram trabalhados autores como Paulo Freire, Marcos Cezar de Freitas e ouvidos os alunos. Segundo estes a escola demonstra estar dando os seus primeiros passos em relação ao processo de inclusão, um direito assegurado por lei e que é do conhecimento deles.
dc.language.iso 250107s2024####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Surdos
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação de jovens e adultos - EJA
dc.subject Inclusão
dc.title Inclusão de alunos surdos na EJA
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M376.33


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