Este trabalho trata da inclusão de alunos surdos nas escolas regulares do município de Alegrete. O objetivo foi conhecer de perto a realidade da comunidade surda ao frequentar turmas regulares nas escolas de Alegrete e saber se a inclusão destes alunos é efetiva ou não. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com
autores da área da inclusão e na legislação brasileira sobre inclusão de alunos surdos
e Libras, além de entrevistas, uma com uma professora aposentada da extinta classe
de surdos em uma escola estadual de Alegrete e outra entrevista com um ex-aluno desta professora, hoje graduando em Matemática para se conhecer de perto tanto o trabalho desta professora quanto o impacto dele em um de seus alunos. Os dados obtidos nas entrevistas foram determinantes para se conhecer os desafios que os alunos surdos enfrentam para terem acesso a uma educação de qualidade e terem as mesmas oportunidades que os outros alunos. O impacto na saúde mental destes alunos da falta de inclusão nas escolas foi outro ponto evidente através destas entrevistas. A partir disso, constatou-se que ainda há um longo caminho a se percorrer para uma efetiva inclusão de alunos surdos nas escolas de Alegrete, conhecendo-se de perto os muitos desafios que os alunos surdos e suas famílias enfrentam durante
sua trajetória escolar.