REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

A inclusão de alunos surdos nas escolas do município de Alegrete: um paralelo entre teoria e prática

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Sanderson, Helenne Schroeder
dc.contributor.author Pinto, Matheus Machado
dc.date.accessioned 2025-01-27T11:28:38Z
dc.date.available
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3639
dc.description.abstract Este trabalho trata da inclusão de alunos surdos nas escolas regulares do município de Alegrete. O objetivo foi conhecer de perto a realidade da comunidade surda ao frequentar turmas regulares nas escolas de Alegrete e saber se a inclusão destes alunos é efetiva ou não. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com autores da área da inclusão e na legislação brasileira sobre inclusão de alunos surdos e Libras, além de entrevistas, uma com uma professora aposentada da extinta classe de surdos em uma escola estadual de Alegrete e outra entrevista com um ex-aluno desta professora, hoje graduando em Matemática para se conhecer de perto tanto o trabalho desta professora quanto o impacto dele em um de seus alunos. Os dados obtidos nas entrevistas foram determinantes para se conhecer os desafios que os alunos surdos enfrentam para terem acesso a uma educação de qualidade e terem as mesmas oportunidades que os outros alunos. O impacto na saúde mental destes alunos da falta de inclusão nas escolas foi outro ponto evidente através destas entrevistas. A partir disso, constatou-se que ainda há um longo caminho a se percorrer para uma efetiva inclusão de alunos surdos nas escolas de Alegrete, conhecendo-se de perto os muitos desafios que os alunos surdos e suas famílias enfrentam durante sua trajetória escolar.
dc.language.iso 250124s2024####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação inclusiva
dc.subject Educação de Surdos
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Atendimento Educacional Especializado - AEE
dc.subject Educação
dc.title A inclusão de alunos surdos nas escolas do município de Alegrete: um paralelo entre teoria e prática
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M376.33


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples