Resumo:
A presente investigação concentra-se em um estudo de caso realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), localizada no município de Alegrete, Rio Grande do Sul, Brasil, no ano de 2024. O objetivo da pesquisa foi investigar quais estratégias de ensino são utilizadas pelos professores para aprimorar a aprendizagem de crianças não verbais, além de verificar quais recursos alternativos de comunicação são utilizados pelos docentes. O impacto da ausência da fala no processo de aprendizagem das crianças e os tipos de deficiências que afetam mais na comunicação são discutidos na análise. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, através de observações do local, dos participantes da pesquisa, entrevista com pais, professores e a direção da instituição são pontos fundamentais da investigação que apresentamos. Participaram da pesquisa um total de 3 participantes, com idades entre 9 e 11 anos, sendo dois do sexo masculino e um do sexo feminino. Destacamos que dois possuem Transtorno do Espectro Autista (Nível 3) e um Paralisia Cerebral (PC). A partir disso, constatou-se que a socialização, o esporte, a atividade física, a música, são algumas estratégias pedagógicas. Conhecer o perfil do aluno é um passo essencial, além de manter o contato com a família/responsáveis por estes. O cuidado, amor e atenção em trabalhar para o sucesso da autonomia, seja em sociedade como também em atividades da vida diária, como um direito a qualquer cidadão.