REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Estratégias pedagógicas para alunos não verbais: um estudo na APAE

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Several, Rejane da Silveira
dc.contributor.author Vargas, Ariéli Franco
dc.date.accessioned 2025-06-02T16:22:05Z
dc.date.available
dc.date.issued 2024
dc.date.submitted 2024
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3778
dc.description.abstract A presente investigação concentra-se em um estudo de caso realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), localizada no município de Alegrete, Rio Grande do Sul, Brasil, no ano de 2024. O objetivo da pesquisa foi investigar quais estratégias de ensino são utilizadas pelos professores para aprimorar a aprendizagem de crianças não verbais, além de verificar quais recursos alternativos de comunicação são utilizados pelos docentes. O impacto da ausência da fala no processo de aprendizagem das crianças e os tipos de deficiências que afetam mais na comunicação são discutidos na análise. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo, através de observações do local, dos participantes da pesquisa, entrevista com pais, professores e a direção da instituição são pontos fundamentais da investigação que apresentamos. Participaram da pesquisa um total de 3 participantes, com idades entre 9 e 11 anos, sendo dois do sexo masculino e um do sexo feminino. Destacamos que dois possuem Transtorno do Espectro Autista (Nível 3) e um Paralisia Cerebral (PC). A partir disso, constatou-se que a socialização, o esporte, a atividade física, a música, são algumas estratégias pedagógicas. Conhecer o perfil do aluno é um passo essencial, além de manter o contato com a família/responsáveis por estes. O cuidado, amor e atenção em trabalhar para o sucesso da autonomia, seja em sociedade como também em atividades da vida diária, como um direito a qualquer cidadão.
dc.language.iso 250130s2024####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação
dc.subject Atendimento Educacional Especializado - AEE
dc.subject Ensino
dc.subject Alunos não verbais
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Estratégias pedagógicas para alunos não verbais: um estudo na APAE
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M376


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples