O trabalho objetiva reconhecer o Plano Educacional Individualizado na construção pedagógica dos professores de Educação Infantil de crianças de quatro e cinco anos de uma instituição da rede municipal de Alegrete. O PEI emerge da necessidade de que a comunidade escolar precise conhecer dada sua importância. Partiu-se do seguinte questionamento: “Como o PEI pode se constituir uma ferramenta propositiva no trabalho da inclusão com a Educação Infantil? Metodologicamente o trabalho realizou um investimento na bibliografia concernente da temática bem como a legislação brasileira sobre inclusão e sua articulação com o PEI. Foi utilizado como instrumento de levantamento de dados a aplicação de um questionário para quatro professoras de Educação Infantil de uma escola municipal de Alegrete. Considera-se ao final que a feitura do PEI mostra-se como um desafio as docentes, que ainda procuram incorporar as suas práticas, no entanto as docentes da pesquisa ressaltam as dificuldades encontradas pela escola pública e as estruturas necessárias. Tal situação nos remete a pensar que ainda muito precisa ser investido, em estudos e formação sobre a importância do PEI para Educação Inclusiva.