| dc.contributor.advisor | Santaiana, Rochele da Silva | |
| dc.contributor.author | Schmidt, Angelica Pessoa | |
| dc.date.accessioned | 2025-04-23T20:51:10Z | |
| dc.date.available | 2025-04-23T20:51:10Z | |
| dc.date.issued | 2025 | |
| dc.date.submitted | 2025 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/3764 | |
| dc.description.abstract | O trabalho objetiva reconhecer o Plano Educacional Individualizado na construção pedagógica dos professores de Educação Infantil de crianças de quatro e cinco anos de uma instituição da rede municipal de Alegrete. O PEI emerge da necessidade de que a comunidade escolar precise conhecer dada sua importância. Partiu-se do seguinte questionamento: “Como o PEI pode se constituir uma ferramenta propositiva no trabalho da inclusão com a Educação Infantil? Metodologicamente o trabalho realizou um investimento na bibliografia concernente da temática bem como a legislação brasileira sobre inclusão e sua articulação com o PEI. Foi utilizado como instrumento de levantamento de dados a aplicação de um questionário para quatro professoras de Educação Infantil de uma escola municipal de Alegrete. Considera-se ao final que a feitura do PEI mostra-se como um desafio as docentes, que ainda procuram incorporar as suas práticas, no entanto as docentes da pesquisa ressaltam as dificuldades encontradas pela escola pública e as estruturas necessárias. Tal situação nos remete a pensar que ainda muito precisa ser investido, em estudos e formação sobre a importância do PEI para Educação Inclusiva. | |
| dc.language.iso | 250422s2025####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Educação inclusiva | |
| dc.subject | Plano Educacional Individualizado - PEI | |
| dc.subject | Inclusão | |
| dc.subject | Educação infantil | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.title | O plano educacional individualizado como ferramenta na construção pedagógica no espaço da sala de aula na educação infantil | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M376.4 |