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A presente pesquisa buscou compreender como se dá o aprendizado de flauta doce no Ensino Médio, a partir da experiência da disciplina de Estágio Supervisionado em Música II, do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. A partir de uma abordagem qualitativa, com método de pesquisa documental, e a coleta dos dados feita a partir da coleta de documentos e análise de conteúdo, busquei relacionar as atividades que proporcionam o aprendizado, investigar a função do professor e analisar a contribuição da prática de conjunto instrumental no aprendizado de flauta doce. As teorias que embasaram este trabalho partiram das competências docentes, da transposição didática, da Educação Musical e da prática de conjunto instrumental. Durante o processo de análise de dados, foi possível ver que o plano de ensino elaborado pelo professor para as aulas de música buscou contemplar modelos como apreciação, criação, execução, conhecimentos teórico-musicais e a prática de conjunto instrumental. Estas atividades, ao analisa-las, é possível observar grandes referências ao Modelo C(L)A(S)P de Swanwick, por priorizar um ensino através do engajamento ativo e direto com a música. Em sua proposta para o estágio, o professor coloca a flauta doce como o centro do aprendizado musical, mas também, apresenta o instrumento como uma possibilidade deste aprendizado, e não como a única. Percebeu-se que o trabalho do professor foi baseado em competências docentes para o ensino e para o aprendizado dos alunos, sendo que nesta análise, destacam-se as competências de respeito e de organização e direcionamento das situações de aprendizagem e ainda sobre o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem e no trabalho em equipe. Quanto aos resultados da pesquisa, foi possível analisar, também, o envolvimento significativo e a evolução dos alunos, no que diz respeito à prática de conjunto instrumental, concluindo que o aprendizado de flauta doce no Ensino Médio acontece por meio desta prática em conjunto com outros instrumentos musicais e com a contribuição de outros elementos que compõem a educação musical. |
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