REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Flauta doce na aula de música: uma investigação do processo de aprendizagem com alunos do ensino médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Wolffenbüttel, Cristina Rolim
dc.contributor.author Silva, Lucas Nascimento Braga
dc.date.accessioned 2022-06-09T12:54:57Z
dc.date.available 2022-06-09T12:54:57Z
dc.date.issued 2018
dc.date.submitted 2018
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2155
dc.description.abstract A presente pesquisa buscou compreender como se dá o aprendizado de flauta doce no Ensino Médio, a partir da experiência da disciplina de Estágio Supervisionado em Música II, do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. A partir de uma abordagem qualitativa, com método de pesquisa documental, e a coleta dos dados feita a partir da coleta de documentos e análise de conteúdo, busquei relacionar as atividades que proporcionam o aprendizado, investigar a função do professor e analisar a contribuição da prática de conjunto instrumental no aprendizado de flauta doce. As teorias que embasaram este trabalho partiram das competências docentes, da transposição didática, da Educação Musical e da prática de conjunto instrumental. Durante o processo de análise de dados, foi possível ver que o plano de ensino elaborado pelo professor para as aulas de música buscou contemplar modelos como apreciação, criação, execução, conhecimentos teórico-musicais e a prática de conjunto instrumental. Estas atividades, ao analisa-las, é possível observar grandes referências ao Modelo C(L)A(S)P de Swanwick, por priorizar um ensino através do engajamento ativo e direto com a música. Em sua proposta para o estágio, o professor coloca a flauta doce como o centro do aprendizado musical, mas também, apresenta o instrumento como uma possibilidade deste aprendizado, e não como a única. Percebeu-se que o trabalho do professor foi baseado em competências docentes para o ensino e para o aprendizado dos alunos, sendo que nesta análise, destacam-se as competências de respeito e de organização e direcionamento das situações de aprendizagem e ainda sobre o envolvimento dos alunos no processo de aprendizagem e no trabalho em equipe. Quanto aos resultados da pesquisa, foi possível analisar, também, o envolvimento significativo e a evolução dos alunos, no que diz respeito à prática de conjunto instrumental, concluindo que o aprendizado de flauta doce no Ensino Médio acontece por meio desta prática em conjunto com outros instrumentos musicais e com a contribuição de outros elementos que compõem a educação musical.
dc.language.iso 220608s2018####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Aula de música
dc.subject Ensino médio
dc.subject Flauta doce - Estudo e ensino
dc.subject Educação musical
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Flauta doce na aula de música: uma investigação do processo de aprendizagem com alunos do ensino médio
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M78


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples