Resumo:
O presente trabalho desenvolveu-se a partir uma composição coreográfica coletiva em Dança, que potencializa os corpos femininos gordos e busca investigar sobre o corpo que dança. Quem dança? Onde elas estão? A intenção é evidenciar os corpos gordos, visando a valorização e a diversidade que apresentam, bem como a feminilidade individual de cada participante, com ênfase em um processo de criação em dança. Um dos fios condutores desse processo foi refletir sobre como tem sido discutido, dentro das Instituições de Ensino, a gordofobia no âmbito escolar - em específico dentro da graduação, de modo a compreender as influências históricas, sociais e culturais no contexto para a pesquisa e, também, os processos criativos em dança. Os principais autores são: Carla Vendramin (2013), Ostrower (1987), Salles (2004; 2006), Marion Boudier (2016), Cássia Navas e Lenora Lobo (2008). A metodologia utilizada para esta Pesquisa foi prática, com anotações e registros em vídeo, e no caderno do artista sobre os processos criativos no laboratório de criação. A fim de construirmos, juntamente com a coreografia, trabalhamos: o conhecimento sobre o corpo gordo feminino, suas nuances, potencialidades e variedades poéticas desse corpo em movimento. Através dessa criação, reconstruímos as noções e conceitos sobre o olhar do corpo gordo no meio artístico e no mundo em si. Como resultado parcial desta pesquisa, que ainda continuará, percebemos que foi possível retomar as reflexões, o que foi vivido na prática e articulando a quebra de paradigmas, estabelecer noções diferentes de construir conhecimento e reconstruir conceitos.