A presente monografia aborda como construir e dirigir uma obra de dança na estética
da dança-teatro na poética da disposição em gesto, tendo como técnica de criação a
improvisação em dança. Aborda singularidades da estética em dança-teatro no
contexto em que foi realizada e especificidades dos intérpretes-criadores para a
construção de uma poética da disposição em gesto. Pretende promover uma
dramaturgia de cena que, evidenciando a dança-teatro, conjugue a improvisação em
dança como técnica de criação e a exploração de qualidades dinâmicas de
movimento, como construtos de uma obra de dança, onde a poética dos gestos
dançados pelos intérpretes-criadores e a composição estética das cenas sejam
elementos intrínsecos e complementares. Tem como aporte metodológico a prática
como pesquisa. Verifica a complementariedade intrínseca entre o projeto estético em
dança-teatro e a poética da disposição formulada em três estados de organização
corporal investigando as qualidades expressivas do gesto para a criação de uma obra
em dança. Acredita-se que o processo evidenciado nesta pesquisa possa contribuir
para reflexões sobre o fazer em dança na contemporaneidade, na perspectiva do
professor-artista.