REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Práticas Pedagógicas de Incentivo à Leitura na Pré-escola no município de Farroupilha/RS

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Silva, Denise Madeira de Castro e
dc.contributor.author Debastiani, Júlia
dc.date.accessioned 2022-07-04T12:05:02Z
dc.date.available
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2221
dc.description.abstract A Introdução de hábitos de leitura na educação infantil pode favorecer o desenvolvimento de crianças e futuros adultos leitores. Este artigo teve como objetivo geral identificar quais as práticas pedagógicas que os professores de pré-escola empregam para incentivar hábitos de leitura com as crianças de quatro e cinco anos. No decorrer da pesquisa, foram realizadas seis entrevistas, com professores da pré-escola de escolas da rede municipal, estadual e privadas do município de Farroupilha. No referencial teórico, foi considerado que o incentivo aos hábitos de leitura colabora para a exploração da imaginação, da criação e do lúdico das crianças, conforme os autores Fischer (2006), Brito (2010) e Soares (2009). Por intermédio das entrevistas foram identificadas que as principais estratégias empregadas para o incentivo da leitura foram: as chamadas sacolas da leitura, idas à biblioteca, o cantinho da leitura e a semana da criança. Nas considerações finais, foi possível reafirmar que o incentivo ao hábito de leitura é importante, porque envolve toda a comunidade escolar e as famílias e os projetos possuem como objetivo a interação e a socialização por intermédio da percepção destes agentes educativos.
dc.language.iso 220701s2022####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Hábitos de leitura
dc.subject Educação infantil
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Aprendizagem
dc.title Práticas Pedagógicas de Incentivo à Leitura na Pré-escola no município de Farroupilha/RS
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M028.6


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples