A Introdução de hábitos de leitura na educação infantil pode favorecer o desenvolvimento
de crianças e futuros adultos leitores. Este artigo teve como objetivo geral identificar
quais as práticas pedagógicas que os professores de pré-escola empregam para
incentivar hábitos de leitura com as crianças de quatro e cinco anos. No decorrer da
pesquisa, foram realizadas seis entrevistas, com professores da pré-escola de escolas
da rede municipal, estadual e privadas do município de Farroupilha. No referencial
teórico, foi considerado que o incentivo aos hábitos de leitura colabora para a exploração
da imaginação, da criação e do lúdico das crianças, conforme os autores Fischer (2006),
Brito (2010) e Soares (2009). Por intermédio das entrevistas foram identificadas que as
principais estratégias empregadas para o incentivo da leitura foram: as chamadas
sacolas da leitura, idas à biblioteca, o cantinho da leitura e a semana da criança. Nas
considerações finais, foi possível reafirmar que o incentivo ao hábito de leitura é
importante, porque envolve toda a comunidade escolar e as famílias e os projetos
possuem como objetivo a interação e a socialização por intermédio da percepção destes
agentes educativos.