REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Os parquinhos naturalizados como estratégia de educação ambiental: o pertencimento como eixo da relação crianças-natureza-comunidade

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dc.contributor.advisor Reinehr, Rosmarie
dc.contributor.author Padilha, Jussara Irassochio
dc.date.accessioned 2022-07-14T12:14:43Z
dc.date.available 2022-07-14T12:14:43Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2240
dc.description.abstract Este Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, apresenta como tema: Os parquinhos naturalizados como estratégia de educação ambiental: pertencimento como eixo da relação Crianças-natureza-comunidade. Esta pesquisa foi realizada no âmbito da Rede Araucárias de Educação Ambiental. Existe uma necessidade urgente de entender a educação ambiental como um processo necessário a todos os grupos sociais de diversas faixas etárias, para reconectar o homem à natureza e especialmente buscar um sentido de vida mais amplo, para os meninos e meninas atendidos diariamente em creches e pré-escolas. Um olhar atento para nossos espaços escolares, nos permite perceber claramente que nas creches e pré-escolas o convívio no pátio é raro e por pouco tempo para brincadeiras ao ar livre. Especialmente na educação infantil, os espaços são limitantes para brincadeiras ao ar livre, sentir o sol, ter a liberdade de estar em contato com a natureza. Para abordar o tema, a pesquisa investigou conceitos como o movimento desemparedamento que é deixar a criança ser criança. Abordamos também as relações de pertencimento. Como objetivo geral: Identificar as contribuições de uma prática experiencial em relação à integralização do currículo escolar, à formação docente e para a formulação de projetos e políticas de Educação Ambiental a partir da implementação de um Parquinho Naturalizado na comunidade escolar da EMEI Nossa Senhora do Rosário em São Francisco de Paula. Os objetivos específicos: a) Analisar as relações de pertencimento e apropriação do ambiente em relação às práticas e políticas ambientais, pela comunidade escolar envolvida na proposta de pesquisa-ação; b) Identificar como os direitos das crianças à natureza e sua relação com o currículo escolar são explicitados pelos os participantes da pesquisa; c) Inferir proposições decorrentes da experiência para a o currículo, formação docente e formulação de programas e/ou políticas de educação ambiental. O referencial teórico apresenta o tema sob quatro aspectos: 1-O direito das crianças à natureza e aos espaços livres. 2- Parques Públicos e Privados. 3- Os espaços livres e sistemas de educação experiencial. 4- Desemparedamento e currículo. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação (Fases Exploratória; Planejamento; Ação/ Implementação; Avaliação. A pesquisa resultou na construção de um Parquinho Naturalizado na escola. Nos resultados de rodas de conversas e questionários aplicados aos professores, cuidadores, equipe diretiva e voluntários, obtivemos através de análise de dados por planilhamento que o parquinho naturalizado contribui para o desemparedamento e despertou o sentido de pertencimento, além de explicitar a importância de auxiliar na concretização do currículo e formação docente. Nas considerações finais destaca-se que o Parquinho Naturalizado ressignificou o pátio da escola gerando reflexões para entender a educação ambiental como parte fundamental da educação geral. O parquinho é uma ferramenta de mediação que ao mesmo tempo em que reconecta as crianças, os docentes, a comunidade e a natureza, em um movimento que transpõe as paredes escolares, demonstra que o cotidiano da escola é o lugar onde a política pública se realiza.
dc.language.iso 220713s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Políticas Públicas
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Parquinhos Naturalizados
dc.subject Pertencimento
dc.subject Educação Infantil
dc.subject Currículo
dc.subject Educação Ambiental
dc.title Os parquinhos naturalizados como estratégia de educação ambiental: o pertencimento como eixo da relação crianças-natureza-comunidade
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.13


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