Este Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Pedagogia, apresenta
como tema: Os parquinhos naturalizados como estratégia de educação ambiental:
pertencimento como eixo da relação Crianças-natureza-comunidade. Esta pesquisa
foi realizada no âmbito da Rede Araucárias de Educação Ambiental. Existe uma
necessidade urgente de entender a educação ambiental como um processo
necessário a todos os grupos sociais de diversas faixas etárias, para reconectar o
homem à natureza e especialmente buscar um sentido de vida mais amplo, para os
meninos e meninas atendidos diariamente em creches e pré-escolas. Um olhar
atento para nossos espaços escolares, nos permite perceber claramente que nas
creches e pré-escolas o convívio no pátio é raro e por pouco tempo para
brincadeiras ao ar livre. Especialmente na educação infantil, os espaços são
limitantes para brincadeiras ao ar livre, sentir o sol, ter a liberdade de estar em
contato com a natureza. Para abordar o tema, a pesquisa investigou conceitos como
o movimento desemparedamento que é deixar a criança ser criança. Abordamos
também as relações de pertencimento. Como objetivo geral: Identificar as
contribuições de uma prática experiencial em relação à integralização do currículo
escolar, à formação docente e para a formulação de projetos e políticas de
Educação Ambiental a partir da implementação de um Parquinho Naturalizado na
comunidade escolar da EMEI Nossa Senhora do Rosário em São Francisco de
Paula. Os objetivos específicos: a) Analisar as relações de pertencimento e
apropriação do ambiente em relação às práticas e políticas ambientais, pela
comunidade escolar envolvida na proposta de pesquisa-ação; b) Identificar como os
direitos das crianças à natureza e sua relação com o currículo escolar são
explicitados pelos os participantes da pesquisa; c) Inferir proposições decorrentes da
experiência para a o currículo, formação docente e formulação de programas e/ou
políticas de educação ambiental. O referencial teórico apresenta o tema sob quatro
aspectos: 1-O direito das crianças à natureza e aos espaços livres. 2- Parques
Públicos e Privados. 3- Os espaços livres e sistemas de educação experiencial. 4-
Desemparedamento e currículo. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e
pesquisa-ação (Fases Exploratória; Planejamento; Ação/ Implementação; Avaliação.
A pesquisa resultou na construção de um Parquinho Naturalizado na escola. Nos
resultados de rodas de conversas e questionários aplicados aos professores,
cuidadores, equipe diretiva e voluntários, obtivemos através de análise de dados por
planilhamento que o parquinho naturalizado contribui para o desemparedamento e
despertou o sentido de pertencimento, além de explicitar a importância de auxiliar na
concretização do currículo e formação docente. Nas considerações finais destaca-se
que o Parquinho Naturalizado ressignificou o pátio da escola gerando reflexões para
entender a educação ambiental como parte fundamental da educação geral. O
parquinho é uma ferramenta de mediação que ao mesmo tempo em que reconecta
as crianças, os docentes, a comunidade e a natureza, em um movimento que
transpõe as paredes escolares, demonstra que o cotidiano da escola é o lugar onde
a política pública se realiza.