REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Reflexões sobre a educação popular no ensino regular

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dc.contributor.advisor Hoppe, Martha Marlene Wankler
dc.contributor.author Reis, Nathalie Barboza
dc.date.accessioned 2022-08-02T19:03:06Z
dc.date.available 2022-08-02T19:03:06Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2287
dc.description.abstract Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo refletir sobre a Educação Popular e suas contribuições para as práticas pedagógicas no Ensino Regular. Para fins de cumprir com este objetivo, percorro brevemente a história da educação e como se deu no Brasil. Também percorro a história da Educação Popular na intenção de resgatar saberes ancestrais, como a memória e a oralidade, que muito tem para contribuir na educação tradicional. Desde a Grécia antiga, os métodos de ensino estão vinculados às necessidades da sociedade, que já variaram conforme o contexto histórico vigente de cada época. Em muitos momentos se reproduziu um ensino mecanizado, em prol da indústria e da produtividade, já em outros, a educação foi mais vinculada aos movimentos sociais e às camadas emergentes. A metodologia utilizada nessa pesquisa foi qualitativa e bibliográfica. Utilizei como referência livros e artigos que contextualizam a história da educação, como também, teóricos que questionam os modelos vigentes. Os principais pensadores que nortearam esse estudo formam: Aranha (2006), Freire (1979, 1981,1992, 2001 e 2002), Gadotti (1993) e Saviani (2000, 2008). A partir dessa pesquisa, viso ampliar as possibilidades no campo educativo, utilizando os pressupostos da Educação Popular, proporcionando a construção de um novo modelo escolar contra hegemônico, baseado em novas relações. Para isso, é preciso acompanhar as transformações do mundo, e é papel da escola caminhar junto do progresso e democratização, acolhendo as diversas camadas sociais. Ao final deste trabalho concluo que as matrizes que fundamentam a Educação Popular são baseadas nas necessidades e interesses dos sujeitos, tendo como base o diálogo, e que promove um aprendizado mais significativo. Dessa forma é necessário refletir sobre as práticas educativas aplicadas nas salas de aula, para que a educação seja um instrumento de transformação, e de não domesticação. Abordando cada vez mais temas universais, nacionais e regionais, que dialoguem com a cultura dos diversos sujeitos encontrados na sala de aula.
dc.language.iso 220801s2022####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Educação popular
dc.subject Humanização
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Práticas pedagógicas
dc.title Reflexões sobre a educação popular no ensino regular
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M37.014.53


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