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O trabalho objetiva discutir a proposta de avaliação diagnóstica em andamento pelo programa Avaliar é Tri RS. Ele se justifica por discutir um programa recente que tomou forma no Estado do Rio Grande do Sul perante o surgimento de novas necessidades educacionais e demandas de avaliação da aprendizagem dos estudantes ao longo da pandemia. Metodologicamente, se trata de um estudo qualitativo, do campo das Ciências Humanas, cuja análise inspirou-se nas narrativas dos sites e matérias elencadas e na discursividade que eles colocam a circular na sociedade. A pesquisa teve como aporte teórico autores como Costa, Vidal e Vieira (2019), Luckesi (2011; 2021), Libâneo (1994; 2001), Lima e Fassarella (2021), entre outros. Considera-se ao final que o Estado objetiva assegurar a todos as mesmas aprendizagens e que estes resultados positivos, prioritariamente quantitativos, se manifestem nas avaliações em larga escala. Assim, a articulação entre a supervisão escolar e o trabalho docente mostra-se produtivo no programa para que as atividades pedagógicas estejam em consonância com o que preconiza a proposta, homogeneizando as ações desenvolvidas nas escolas e, desse modo, as aprendizagens dos educandos. |
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