REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Avaliar é tri - uma discussão da proposta do Estado do RS

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dc.contributor.advisor Santaiana, Rochele da Silva
dc.contributor.author Silva, Rosane Antunes da
dc.date.accessioned 2022-11-11T11:50:37Z
dc.date.available 2022-11-11T11:50:37Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2447
dc.description.abstract O trabalho objetiva discutir a proposta de avaliação diagnóstica em andamento pelo programa Avaliar é Tri RS. Ele se justifica por discutir um programa recente que tomou forma no Estado do Rio Grande do Sul perante o surgimento de novas necessidades educacionais e demandas de avaliação da aprendizagem dos estudantes ao longo da pandemia. Metodologicamente, se trata de um estudo qualitativo, do campo das Ciências Humanas, cuja análise inspirou-se nas narrativas dos sites e matérias elencadas e na discursividade que eles colocam a circular na sociedade. A pesquisa teve como aporte teórico autores como Costa, Vidal e Vieira (2019), Luckesi (2011; 2021), Libâneo (1994; 2001), Lima e Fassarella (2021), entre outros. Considera-se ao final que o Estado objetiva assegurar a todos as mesmas aprendizagens e que estes resultados positivos, prioritariamente quantitativos, se manifestem nas avaliações em larga escala. Assim, a articulação entre a supervisão escolar e o trabalho docente mostra-se produtivo no programa para que as atividades pedagógicas estejam em consonância com o que preconiza a proposta, homogeneizando as ações desenvolvidas nas escolas e, desse modo, as aprendizagens dos educandos.
dc.language.iso 221110s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Supervisão escolar
dc.subject Estado - Educação
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Avaliação escolar
dc.title Avaliar é tri - uma discussão da proposta do Estado do RS
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.213.3


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