dc.contributor.advisor |
Baldoni, Daiana Bortoluzzi |
|
dc.contributor.author |
Nunes, Cleci do Prado |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-17T11:03:09Z |
|
dc.date.available |
|
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.date.submitted |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2451 |
|
dc.description.abstract |
Esta pesquisa trata da atuação do orientador educacional numa perspectiva de gestão democrática e suas contribuições na efetivação da mesma. Objetiva identificar as funções deste profissional no viés de gestão democrática e participativa. A metodologia deste estudo contempla a abordagem qualitativa no campo da educação, em que foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica a partir de cinco artigos selecionados para compor as análises, mencionando a produção de autores como Candaten e Silva (2017), David (2017), Branco (2018), Wouters e Santos (2021) e Martins e Stamm (2021). A partir dos dados analisados nessa pesquisa constata-se que o orientador educacional deve ser um participante do planejamento do ambiente escolar e mediador do diálogo com a comunidade atendida pela instituição, intermediando conflitos e auxiliando os docentes na superação de problemas que envolvem alunos com dificuldades de aprendizagem e outros desafios. Ao desenvolver sua função com qualidade, contribui com uma formação integral dos educandos, priorizando uma gestão democrática. |
|
dc.language.iso |
221110s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Orientação educacional |
|
dc.subject |
Escola |
|
dc.subject |
Gestão democrática |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.title |
Orientador educacional e sua atuação na gestão democrática |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
M37.048.3 |
|