| dc.contributor.advisor | Baldoni, Daiana Bortoluzzi | |
| dc.contributor.author | Nunes, Cleci do Prado | |
| dc.date.accessioned | 2022-11-17T11:03:09Z | |
| dc.date.available | ||
| dc.date.issued | 2022 | |
| dc.date.submitted | 2022 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2451 | |
| dc.description.abstract | Esta pesquisa trata da atuação do orientador educacional numa perspectiva de gestão democrática e suas contribuições na efetivação da mesma. Objetiva identificar as funções deste profissional no viés de gestão democrática e participativa. A metodologia deste estudo contempla a abordagem qualitativa no campo da educação, em que foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica a partir de cinco artigos selecionados para compor as análises, mencionando a produção de autores como Candaten e Silva (2017), David (2017), Branco (2018), Wouters e Santos (2021) e Martins e Stamm (2021). A partir dos dados analisados nessa pesquisa constata-se que o orientador educacional deve ser um participante do planejamento do ambiente escolar e mediador do diálogo com a comunidade atendida pela instituição, intermediando conflitos e auxiliando os docentes na superação de problemas que envolvem alunos com dificuldades de aprendizagem e outros desafios. Ao desenvolver sua função com qualidade, contribui com uma formação integral dos educandos, priorizando uma gestão democrática. | |
| dc.language.iso | 221110s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Orientação educacional | |
| dc.subject | Escola | |
| dc.subject | Gestão democrática | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.title | Orientador educacional e sua atuação na gestão democrática | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M37.048.3 |