REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Orientador educacional e sua atuação na gestão democrática

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Baldoni, Daiana Bortoluzzi
dc.contributor.author Nunes, Cleci do Prado
dc.date.accessioned 2022-11-17T11:03:09Z
dc.date.available
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2451
dc.description.abstract Esta pesquisa trata da atuação do orientador educacional numa perspectiva de gestão democrática e suas contribuições na efetivação da mesma. Objetiva identificar as funções deste profissional no viés de gestão democrática e participativa. A metodologia deste estudo contempla a abordagem qualitativa no campo da educação, em que foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica a partir de cinco artigos selecionados para compor as análises, mencionando a produção de autores como Candaten e Silva (2017), David (2017), Branco (2018), Wouters e Santos (2021) e Martins e Stamm (2021). A partir dos dados analisados nessa pesquisa constata-se que o orientador educacional deve ser um participante do planejamento do ambiente escolar e mediador do diálogo com a comunidade atendida pela instituição, intermediando conflitos e auxiliando os docentes na superação de problemas que envolvem alunos com dificuldades de aprendizagem e outros desafios. Ao desenvolver sua função com qualidade, contribui com uma formação integral dos educandos, priorizando uma gestão democrática.
dc.language.iso 221110s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Gestão democrática
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Orientação educacional
dc.subject Escola
dc.title Orientador educacional e sua atuação na gestão democrática
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M37.048.3


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples