dc.description.abstract |
O presente artigo se constitui como pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, realizada para o trabalho de conclusão do Curso de Formação do Leitor, na UERGS/ Porto Alegre. O referido estudo tem como tema a Leitura, a Arte e a Educação, se propõe a destacar a importância da Leitura, a Leitura e sua relação com a Arte, com os processos criativos, no processo de ensino-aprendizagem no âmbito da educação no Ensino Médio. Na relação com a Educação, questiona a lógica do modelo tradicional de educação, na busca do sentido do imaginário, dos processos criativos e artísticos, interconectados com o processo pedagógico, destacando a importância da Leitura não apenas na área das Letras, mas em todas as áreas de conhecimento, evidenciando a área de Artes no Ensino Médio, a fim de que os processos criativos, artísticos possibilitem ensino e aprendizagens, desenvolver e ampliar a criatividade, conhecimentos e saberes, a respeito da Leitura e da vida. A contemporaneidade se constitui como um tempo de crise em todos os setores, um processo sem precedentes, muito desafiador para humanidade do século XXI, sendo assim, o estudo destaca a relevância da temática no contexto atual, quanto as relações entre a Leitura, a Arte, a educação, para formação na sociedade e cultura contemporânea. O estudo aborda alguns objetivos específicos, tais como, a questão do Imaginário Educacional, da Leitura e da Arte para desenvolvimento da Imaginação, das Imagens simbólicas e dos processos criativos na formação do leitor, a importância do imaginário, da criatividade, da Imaginação e das imagens, que se configuram a partir da Leitura, também, a utilização de múltiplas inteligências e linguagens que podem ser articuladas na educação, além de vários recursos e materiais, nas aulas do Ensino Médio. Além disso, a pesquisa destaca a importância do papel dos professores na formação. Para reflexão e compreensão do processo foram utilizados alguns aportes teóricos tais como; Bakthin (2000), sobre Leitura, Duarte Jr. (1996) Arte-educação, Ostrower (1977) Processos Criativos, Durand (1997) Imaginário, Parode (2004,2007,2010) Arte-Educação, Formação, papel dos professores. |
|