REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: estratégias pedagógicas para potencializar a aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Several, Rejane da Silveira
dc.contributor.author Ludvig, Giovanna de Souza
dc.date.accessioned 2023-01-09T12:28:49Z
dc.date.available
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2657
dc.description.abstract O presente artigo enfoca o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, suas características que dificultam a aprendizagem e a abordagem escolar , buscando compreender as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores e psicopedagogos para potencializar a aprendizagem dos alunos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como os professores podem apoiar e trabalhar com alunos com TDAH? A pesquisa analisa as abordagens de duas experientes professoras: uma de escola estadual e a outra de escola municipal, e seu trabalho com alunos com TDAH no município de São Francisco de Paula-RS. O estudo tem por objetivo encontrar as melhores estratégias e metodologias para aprimorar as aprendizagens dos alunos a partir das estratégias implementadas pelas professoras entrevistadas. A metodologia utilizada na pesquisa, consiste em uma pesquisa de campo, do tipo descritiva, com método qualitativo. A coleta de dados foi realizada através de questionários que foram enviados para as professoras via WhatsApp, após foi realizada a análise dos dados. Foi possível observar a importância da relação entre escola e família, além da afetividade e do conhecimento dos professores acerca do assunto. A análise concentrou-se também na lei nº 14.245/2021 que conscientiza os docentes e o público em geral sobre os direitos do alunos com TDAH e prevê as responsabilidades da escola em relação ao aluno com TDAH.
dc.language.iso 230106s2022####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Estratégias Pedagógicas
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Anos iniciais
dc.subject TDAH
dc.title Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: estratégias pedagógicas para potencializar a aprendizagem
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M376


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples