O presente artigo enfoca o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade,
suas características que dificultam a aprendizagem e a abordagem escolar ,
buscando compreender as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores
e psicopedagogos para potencializar a aprendizagem dos alunos nos Anos
Iniciais do Ensino Fundamental. Como os professores podem apoiar e trabalhar
com alunos com TDAH? A pesquisa analisa as abordagens de duas experientes
professoras: uma de escola estadual e a outra de escola municipal, e seu trabalho
com alunos com TDAH no município de São Francisco de Paula-RS. O estudo
tem por objetivo encontrar as melhores estratégias e metodologias para aprimorar
as aprendizagens dos alunos a partir das estratégias implementadas pelas
professoras entrevistadas. A metodologia utilizada na pesquisa, consiste em uma
pesquisa de campo, do tipo descritiva, com método qualitativo. A coleta de dados
foi realizada através de questionários que foram enviados para as professoras
via WhatsApp, após foi realizada a análise dos dados. Foi possível observar a
importância da relação entre escola e família, além da afetividade e do
conhecimento dos professores acerca do assunto. A análise concentrou-se
também na lei nº 14.245/2021 que conscientiza os docentes e o público em geral
sobre os direitos do alunos com TDAH e prevê as responsabilidades da escola
em relação ao aluno com TDAH.