Resumo:
A pesquisa apresentada é uma análise do clima organizacional de uma empresa do ramo varejista, situada no estado do Rio Grande do Sul. Objetivando fazer uma análise de como os colaboradores observam o clima organizacional da empresa. Pois o clima organizacional é basicamente a junção de sentimentos e opiniões dos profissionais sobre o local de trabalho. Então, com base nesses sentimentos, as pessoas no ambiente de trabalho, vão reagir de uma determinada maneira às ações e demandas do dia a dia que acabam tendo um impacto positivo ou negativo na produtividade da empresa. O conceito de clima organizacional é a percepção coletiva da organização, que afeta a qualidade do ambiente de trabalho e, consequentemente, a satisfação e o desempenho dos colaboradores. A importância do clima organizacional é que, investindo ativamente nele, a empresa pode ter engajamento, criatividade, motivação e retenção de talentos, reduzindo a rotatividade de pessoal, retrabalho absenteísmo e conflitos internos. Ao analisar o conceito de clima organizacional, descobrimos que existe um fator-chave nesta equação: a percepção dos funcionários. Um clima organizacional saudável valoriza a força de trabalho da empresa, portanto, assim o feedback é essencial. Mas para isso é necessário fazer uma análise. O projeto teve como objetivo, apresentar pontos essenciais sobre clima organizacional, levantar informações sobre a satisfação no ambiente organizacional e, analisar os fatores que interferem no clima organizacional. Onde, através da realização do questionário presencial pode-se observar como os colaboradores observam o clima organizacional dentro da empresa e seu grau de satisfação com a mesma.