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Este trabalho apresenta reflexões sobre o estágio desenvolvido na Gestão Escolar, Orientação Educacional, sua observação e registro em tempos de Pandemia na Escola Estadual ABC da rede pública de ensino, localizada no centro da cidade de Alegrete, Rio Grande do Sul. A gestão estabeleceu, a partir do início do processo de retorno do presencial, o reforço de uma relação permeada pelo diálogo, solidariedade, empatia, mostrando que cada um na sua especificidade é parte integrante do processo das comunidades de aprendizagem. O papel da gestão e supervisão escolar sempre foi muito importante, atendendo o objetivo de tornar a escola um lugar seguro, acessível e de acordo com a realidade de cada aluno. Apresenta-se o relato da observação da atuação participativa da gestão escolar neste artigo. O presente artigo está dividido em encaminhamentos metodológicos em que está descrito o caminho percorrido e como este trabalho foi realizado. O referencial teórico no qual se conceitua Gestão Escolar, a caracterização da Gestão como a área de atuação profissional na educação, que tem a responsabilidade de realizar o planejamento, a organização, a liderança, a orientação, a mediação, a coordenação, o monitoramento e a avaliação dos processos necessários à efetividade das ações educacionais orientadas para a promoção da aprendizagem e formação dos alunos; as concepções de gestão enfatizando duas vertentes: a sócio crítica e a técnico-científica e também, como surgiu a Orientação Educacional no Brasil que de acordo com o momento histórico tornou possível a criação do cargo nas escolas e o papel da orientação na
comunidade escolar. Seguido da análise e reflexão das observações e intervenções realizadas e por último as considerações finais, ressaltando a experiência relatada. |
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