dc.contributor.advisor |
Ostermann, Cristina Maria |
|
dc.contributor.advisor |
Lemos, Sandra Monteiro |
|
dc.contributor.advisor |
Herrera, Willian Rudy Steigleder |
|
dc.contributor.advisor |
Vargas, Tatiana de Souza |
|
dc.date.accessioned |
2023-03-16T14:08:50Z |
|
dc.date.available |
2023-03-16T14:08:50Z |
|
dc.date.issued |
2022 |
|
dc.date.submitted |
2022 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2780 |
|
dc.description.abstract |
Os desafios contemporâneos do ambiente político, social e econômico exigem a profissionalização da gestão pública. O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para a definição de rumos institucionais para cumprimento das funções sociais das instituições públicas, assim como para o direcionamento de esforços e recursos para atingi-los. No caso de Instituições de Ensino Superior (IES), o documento de planejamento previsto legalmente é o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs é uma universidade pública estadual em atuação desde 2001 e tem trilhado um caminho de profissionalização de sua gestão e aplicação de ferramentas gerenciais para melhoria do seu desempenho institucional. O presente artigo descreve o caso da elaboração do novo PDI da Uergs, que ocorreu entre 2020 e 2022. O processo de elaboração foi realizado por meio de três etapas: 1) Pré-Comissão, 2) Preparatória, subdividida em Diagnósticos e Projeções de Cenários e 3) Elaboração, Coleta e Sistematização, com consulta e coleta de informações junto à comunidade. O processo pode ser caracterizado como desafiador, por contar com a ampla participação da comunidade universitária e inovador pelo uso de ferramentas reconhecidas da Administração, como a matriz de Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças (FOFA), matriz 2Rs – Reconhecimento e Relevância e Balanced Scorecard (BSC). Além disso, o caso é relevante pois as ferramentas foram customizadas, ou seja, adaptadas às especificidades da Instituição. A experiência da Uergs relatada neste artigo possui não só contribuições gerenciais, mas sociais, na medida em que responde aos desafios da profissionalização da gestão pública, da gestão de IES e da participação social na elaboração das ferramentas de planejamento estratégico públicas. |
|
dc.language.iso |
230314s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d |
|
dc.subject |
Planejamento estratégico |
|
dc.subject |
Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) |
|
dc.subject |
Produção intelectual - Uergs |
|
dc.subject |
Instituição de Ensino Superior |
|
dc.subject |
Administração pública |
|
dc.title |
Planejamento estratégico em IES públicas: o caso da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional da Uergs |
|
dc.type |
Arquivo digital |
|
local.description.areasdoconhecimento |
658.012.2 |
|
dc.description.additionalinformation |
Artigo publicado no periódico Revista Estudos de Planejamento, Porto Alegre, n. 19, p. 2-24, jun. 2022. ISSN 2595-9018. |
|