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dc.contributor.advisor Lopes, Sílvia da Silva
dc.contributor.author Gonzaga, Alex Sandro
dc.date.accessioned 2023-03-30T18:47:56Z
dc.date.available 2023-03-30T18:47:56Z
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2793
dc.description.abstract Esta pesquisa é parte de minha trajetória pedagógica de mais dez (10) anos em que o professorartista desenvolve sua proposta de criação em Dança, com foco nas narrativas de seus intérpretes criadores. O procedimento de uso das narrativas teve continuidade nessa pesquisa, numa proposta pedagógica de Dança Moderna realizada no Estágio Supervisionado em Dança I, na E.M.E.F Sapucaia do Sul, no primeiro semestre de 2022. Após o Estágio, composto de um plano de ensino com seis (06) aulas, em que a partir da aula entitulada Sistema Solar, a qual foi significativa para todos(as) os(as) participantes, decidi seguir com os encontros de Linguagem, durante o segundo semestre. Na perspectiva da construção de sentido, surgiu o objetivo geral que foi criar, de forma interdisciplinar, uma obra coreográfica com esses(as) alunos(as). Assim, pergunto: quais seriam os procedimentos ou metodologias de ensino e criação utilizados para este processo de pesquisa em dança? Quanto aos objetivos específicos, fixei-os na ampliação do repertório de movimento e no vocabulário do aluno. Esta pesquisa em dança foi constituída das etapas do estágio (de maio a julho) e quando se iniciou o processo de criação (setembro a novembro). Usei como metodologia de pesquisa, a etnografia educativa, que é um tipo de pesquisa em arte que orienta a descrever os contextos, as atividades e os modos de pensar do professor pesquisador. O campo teórico que basificou a minha proposta foi composto por autores da Dança na Escola, da Arte-Educação nos processos de Linguagens e das manifestações linguísticas na aquisição de aprendizagem, as quais se entrelaçaram no processo de construção corporal. As aulas de Dança, nesta pesquisa, trabalharam a dança moderna na perspectiva de Laban (2009) de forma interdisciplinar com os saberes das áreas do currículo escolar, sendo eles as classes gramaticais, principalmente, os morfemas verbos, substantivos e adjetivos, que possibilitaram reforçar o procedimento de linguagem como significativo caminho pedagógico à Arte-Educação, que resultou em uma experiência transdisciplinar. A pesquisa Texto e Dança foi o instrumento de medição do quanto a aula de linguagem carregou saberes implícitos que acabaram por potencializar, ainda mais, a construção corporal dos(as) alunos(as) e a produção textual dos mesmos.
dc.language.iso 230309s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Dança
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Texto e linguagem
dc.title Texto e dança
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M793.3


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