Resumo:
Esta pesquisa é parte de minha trajetória pedagógica de mais dez (10) anos em que o professorartista desenvolve sua proposta de criação em Dança, com foco nas narrativas de seus
intérpretes criadores. O procedimento de uso das narrativas teve continuidade nessa pesquisa,
numa proposta pedagógica de Dança Moderna realizada no Estágio Supervisionado em Dança
I, na E.M.E.F Sapucaia do Sul, no primeiro semestre de 2022. Após o Estágio, composto de um
plano de ensino com seis (06) aulas, em que a partir da aula entitulada Sistema Solar, a qual foi
significativa para todos(as) os(as) participantes, decidi seguir com os encontros de Linguagem,
durante o segundo semestre. Na perspectiva da construção de sentido, surgiu o objetivo geral
que foi criar, de forma interdisciplinar, uma obra coreográfica com esses(as) alunos(as). Assim,
pergunto: quais seriam os procedimentos ou metodologias de ensino e criação utilizados para
este processo de pesquisa em dança? Quanto aos objetivos específicos, fixei-os na ampliação
do repertório de movimento e no vocabulário do aluno. Esta pesquisa em dança foi constituída
das etapas do estágio (de maio a julho) e quando se iniciou o processo de criação (setembro a
novembro). Usei como metodologia de pesquisa, a etnografia educativa, que é um tipo de
pesquisa em arte que orienta a descrever os contextos, as atividades e os modos de pensar do
professor pesquisador. O campo teórico que basificou a minha proposta foi composto por
autores da Dança na Escola, da Arte-Educação nos processos de Linguagens e das
manifestações linguísticas na aquisição de aprendizagem, as quais se entrelaçaram no processo
de construção corporal. As aulas de Dança, nesta pesquisa, trabalharam a dança moderna na
perspectiva de Laban (2009) de forma interdisciplinar com os saberes das áreas do currículo
escolar, sendo eles as classes gramaticais, principalmente, os morfemas verbos, substantivos e
adjetivos, que possibilitaram reforçar o procedimento de linguagem como significativo
caminho pedagógico à Arte-Educação, que resultou em uma experiência transdisciplinar. A
pesquisa Texto e Dança foi o instrumento de medição do quanto a aula de linguagem carregou
saberes implícitos que acabaram por potencializar, ainda mais, a construção corporal dos(as)
alunos(as) e a produção textual dos mesmos.