REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O poder/dever do/no conhecimento ambiental de professores diante dos crimes ambientais na formação continuada:

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dc.contributor.advisor Reinehr, Rosmarie
dc.contributor.author Quevedo, Luiz Fernando da Silva
dc.date.accessioned 2023-06-12T16:46:13Z
dc.date.available
dc.date.issued 2022
dc.date.submitted 2022
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2841
dc.description.abstract No arcabouço legal brasileiro, há espaço para interpretações e/ou contingências da situação vivida, pois, para uma ação humana em direção aos ambientes naturais ser considerada um crime, há uma série de considerações - e desafios - a serem feitas por aqueles que têm como função zelar pela preservação e conservação dos ambientes naturais. Partindo-se da exigência legal da inserção da educação ambiental em todos os níveis e etapas da educação básica, de forma transversal e interdisciplinar (BRASIL, 1999), a presente dissertação analisa a importância em trazer para a discussão a dimensão jurídico-legal, visando o caráter educativo e protetivo através do uso da lei. Para tanto, utiliza-se a pesquisa documental, sobretudo no levantamento de elementos da Lei de Crimes Ambientais (BRASIL, 1998), para o desenvolvimento de uma Pesquisa Participante (BRANDÃO, 1985), cujo objetivo principal é potencializar a articulação de saberes na promoção de uma educação ambiental formal, sobretudo no espaço escolar, que vise a segurança e justiça ambiental, relacionando a, em seu caráter educativo e protetivo, às questões ambientais e curriculares. Para compreender como o conhecimento acerca dos Crimes Ambientais se incorpora na prática docente e de educadores ambientais, a presente dissertação realiza uma aproximação entre a temática dos crimes ambientais em uma Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017) que esvazia a história da educação ambiental no Brasil. A Pesquisa Participante gera dados através de formulários online, analisados na medida em que os módulos do curso são apresentados, ressaltando-se a subjetividade dos participantes na constituição de sujeitos ecológicos (CARVALHO, 2005), com a análise das histórias ambientais coletadas. Além disso, é realizada uma abordagem sobre a forma como os participantes percebem situações socioambientais diante da legislação, paralelamente à percepção das juventudes, com o mesmo instrumento. Entende-se os crimes ambientais como uma temática pouco explorada nas escolas, com a formação docente como um canal que potencializa os materiais produzidos no curso, em especial o Site Temático “Práticas Preventivas aos Crimes Ambientais”. Percebe-se, na análise das propostas formuladas pelos participantes como atividade final do curso, a relação entre os elementos do Quadro Capacitório (SEN, 2000) e a educação ambiental, em um Quadro Capacitório na/para a Educação Ambiental - QC/EA, como a sistematização de preceitos pertinentes à constituição de planejamentos para a educação ambiental, e para a prevenção aos crimes ambientais, considerando o poder/dever de todos os envolvidos, com a justiça ambiental (ACSELRAD, 2004) como horizonte.
dc.language.iso 230607s2022####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Educação Ambiental
dc.subject Legislação ambiental
dc.subject Prática docente
dc.title O poder/dever do/no conhecimento ambiental de professores diante dos crimes ambientais na formação continuada:
dc.type Arquivo digital
local.contributor.advisor-co Menezes, Daniela Vieira Costa
local.description.areasdoconhecimento D349.6


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