Este trabalho investiga os acessos ao estado de Flow na dança através da
improvisação em tempo real. A organização das improvisações foi inspirada na
teoria das cinco peles do artista Hundertwasser, criando então, interrelações com
conteúdos do Sistema Laban/Bartenieff dentre outros conteúdos. Foi realizado com
uma turma de improvisação de um estúdio de dança em Gravataí/RS com alunas
mulheres, adolescentes e adultas. A metodologia de pesquisa utilizada foi a Prática
como Pesquisa (PaR), com inspiração na Abordagem Somático Performativa. Em
práticas de experimentações nas Cinesferas, entendeu-se as relações de repertório
de movimento a partir do que chamou-se de corpo-sujeito e corpoespaço para
(re)conhecimento do repertório corporal interpessoal de cada aluna. No processo,
identificou-se três elementos impulsionadores para os acessos, como, o imaginário,
a intuição corporal e o estado de presença, que atuaram como condutores
estruturantes para que cada aluna encontrasse o seu estado de Flow. Pretende-se
que esta pesquisa possa entender os caminhos dos acessos ao estado de Flow na
dança, refletir sobre sua importância como metodologia no ensino informal e as
reverberações na concepção artística enquanto composição coreográfica e elemento
cênico.