REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O improviso como movimento não codificado e a criação simultânea do aqui e agora da artista em cena

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Deffaci, Kátia Salib
dc.contributor.author Fossá, Caroline Narciso
dc.date.accessioned 2023-08-10T16:54:41Z
dc.date.available 2023-08-10T16:54:41Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2902
dc.description.abstract Neste trabalho busco o encontro da prática como pesquisa, um processo de criação com base no improviso do movimento não codificado através da improvisação. Como essa estrutura física ativa memórias corporais tão fortes? A minha vivência como pessoa nesse lugar de construção do corpo por meio da dança busca relacionar o aqui e o agora na cena. Como ativo, no meu cérebro, memórias corporais tão rápidas de criação para o meu corpo? Nesta pesquisa, apresento como o corpo de uma artista se forma a cada passo e movimento executado: a descoberta está sendo a partir de impulsos e experiências corporais sobre um olhar artístico para a neurociência. O momento presente da cena se torna relevante porque acredito que onde encontramos uma nova versão da palavra “dança”, podemos nos ligar com outros segmentos e histórias baseadas nas conexões corporais da criatividade, nos envolvendo com respingos de dramaturgia. Indo em busca desse corpo expansivo, podemos achar uma reconstrução de um significado corporal buscando se autodescobrir e movimentar o caos. Encontrei peças importantes para uma nova versão da história, o improviso do movimento e o resultado cada vez mais constante com cada descoberta. O público se identifica com a não pragmática da linguagem da dança, podendo se descobrir com o corpo-mente totalmente submerso preparado para dançar o que já vivenciou ou até mesmo o que pratica, podendo se reinventar desse tal corpo que está em constante improvisação para achar outra forma corporal daquele que já se construiu. Por fim, encontro, na questão do presente corpo e do movimento, a parte das ações que formam um todo e quer continuar construindo tudo isso com um novo olhar para o movimento, surgindo novas estratégias de improviso na cena do imediato.
dc.language.iso 230809s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Dança
dc.subject Corpo
dc.subject Improvisação - Dança
dc.subject Movimento
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title O improviso como movimento não codificado e a criação simultânea do aqui e agora da artista em cena
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M793.3


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples