A presente monografia investiga caminhos possíveis para a criação de uma dramaturgia para
além do texto, a partir da concepção de composição cênica, bricolagem e apropriação durante
os ensaios, utilizando-se da confissão, da memória, das experiências e da autobiografia das
atrizes criadoras para experimentar uma linha dramatúrgica. Além disso, compartilha-se
materiais – como textos dramatúrgicos, palestras, filmes, livros de literatura, entre outras
possibilidades – que serviram como referência para esta pesquisa e para o processo criativo da
cena intitulada Conforme o espetáculo, que abarca a temática do ofício teatral – atuação,
direção, dramaturgia, produção e outras funções preexistentes nesse fazer. Reflete-se também
sobre a experiência de transitar entre os lugares de atuação e direção em um mesmo processo,
além de relatar o caminho traçado para o desenvolvimento de um trabalho de criação
compartilhado e coletivo. Utiliza-se como principais bases teóricas a diretora Patrícia Fagundes,
a pesquisadora Virgínia Schabbach, a encenadora Anne Bogart e o pesquisador Óscar Cornago.