| dc.contributor.advisor | Lanzanova, Luciane Sippert | |
| dc.contributor.author | Dias, Heloiza Rocha | |
| dc.date.accessioned | 2023-08-23T16:36:46Z | |
| dc.date.available | 2023-08-23T16:36:46Z | |
| dc.date.issued | 2023 | |
| dc.date.submitted | 2023 | |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2905 | |
| dc.description.abstract | Este artigo explora a importância dos estágios na formação docente no Ensino Superior, ressaltando sua função como ponte entre teoria e prática, proporcionando familiaridade com o ambiente de trabalho e compreensão das tarefas e organização escolar. O objetivo geral foi refletir sobre a importância dos estágios no Curso de Pedagogia e na formação dos futuros docentes. A pesquisa se baseou em uma revisão bibliográfica e análise qualitativa de experiências de estágio em cursos de Pedagogia. Apesar da ansiedade comumente associada a essa etapa, o estágio é visto como fundamental, auxiliando os estudantes a entender a realidade da profissão docente e construir seu estilo de ensino e identidade profissional. O papel dos estágios remunerados é destacado, visto que proporcionam uma experiência prática intensa e oportunidades de emprego. Além disso, conclui-se que o estágio contribui para o desenvolvimento pessoal do educador, favorecendo uma construção de conhecimento que deve ser compartilhada e perpetuada. O artigo reforça a necessidade dos cursos de Pedagogia continuarem a priorizar a realização de estágios e a importância da supervisão efetiva e feedback construtivo para o sucesso dessa etapa formativa, cujos impactos reverberam além do profissional, permeando o desenvolvimento pessoal dos futuros educadores. | |
| dc.language.iso | 230822s2023####bl#####fr#####000#0#por#d | |
| dc.subject | Produção intelectual - Uergs | |
| dc.subject | Formação de professores | |
| dc.subject | Estágio | |
| dc.subject | Prática pedagógica | |
| dc.title | O estágio na formação docente: relação teoria e prática | |
| dc.type | Arquivo digital | |
| local.description.areasdoconhecimento | M371.13 |