REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

O estágio na formação docente: relação teoria e prática

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Lanzanova, Luciane Sippert
dc.contributor.author Dias, Heloiza Rocha
dc.date.accessioned 2023-08-23T16:36:46Z
dc.date.available 2023-08-23T16:36:46Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2905
dc.description.abstract Este artigo explora a importância dos estágios na formação docente no Ensino Superior, ressaltando sua função como ponte entre teoria e prática, proporcionando familiaridade com o ambiente de trabalho e compreensão das tarefas e organização escolar. O objetivo geral foi refletir sobre a importância dos estágios no Curso de Pedagogia e na formação dos futuros docentes. A pesquisa se baseou em uma revisão bibliográfica e análise qualitativa de experiências de estágio em cursos de Pedagogia. Apesar da ansiedade comumente associada a essa etapa, o estágio é visto como fundamental, auxiliando os estudantes a entender a realidade da profissão docente e construir seu estilo de ensino e identidade profissional. O papel dos estágios remunerados é destacado, visto que proporcionam uma experiência prática intensa e oportunidades de emprego. Além disso, conclui-se que o estágio contribui para o desenvolvimento pessoal do educador, favorecendo uma construção de conhecimento que deve ser compartilhada e perpetuada. O artigo reforça a necessidade dos cursos de Pedagogia continuarem a priorizar a realização de estágios e a importância da supervisão efetiva e feedback construtivo para o sucesso dessa etapa formativa, cujos impactos reverberam além do profissional, permeando o desenvolvimento pessoal dos futuros educadores.
dc.language.iso 230822s2023####bl#####fr#####000#0#por#d
dc.subject Formação de professores
dc.subject Estágio
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.subject Prática pedagógica
dc.title O estágio na formação docente: relação teoria e prática
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M371.13


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples