Caracterização e reavaliação do plano de gerenciamento de resíduos sólidos de saúde no Hospital Notre Dame São Sebastião em Espumoso (Rio Grande do Sul)
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.
Caracterização e reavaliação do plano de gerenciamento de resíduos sólidos de saúde no Hospital Notre Dame São Sebastião em Espumoso (Rio Grande do Sul)
O gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) é uma discussão que tem sido abordada por diversos estudos. Mesmo enfatizando a temática, observa-se ainda inúmeros problemas que no gerenciamentos dos resíduos nos ambientes hospitalares que vão desde a segregação até à falta de treinamento das equipes de saúde. No entanto, torna-se de fundamental importância nos ambientes hospitalares a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS), uma vez que é um obrigação preconizada em legislação federal. O PGRSS recomenda a gestão dos resíduos hospitalares, assegurando o manejo e descarte de acordo com o que a legislação vigente. O objetivo do trabalho visa caracterizar os Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde (RSSS) no Hospital Notre Dame São Sebastião - HNDSS de Espumoso (Rio Grande do Sul). A metodologia utilizada neste estudo foi pesquisa-ação, com envolvimento dos colaboradores do Hospital Notre Dame São Sebastião (HNDSS). Os procedimentos metodológicos foram divididos em quatro fases: 1ª) avaliação da situação de gerenciamento dos RSSs no ambiente hospitalar; 2ª) levantamento qualitativo e quantitativo dos RSSs; e 3ª) apresentação das sugestões de melhorias ao hospital, e por fim, 4ª) elaboração e apresentação do PGRSS. Com embasamento dos dados obtidos nas fases 1 a 4, foi entregue o PGRSS com ações propositivas de melhorias para o ambiente hospitalar no que diz respeito ao gerenciamento de seus resíduos. Contudo, o PGRSS deve considerar a gestão integrada e passar por revisão contínua.