REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UERGS

Contribuições da pragmática em sociolinguística para aulas de língua portuguesa

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Menti, Magali de Moraes
dc.contributor.author Silva, Francesca Guarise
dc.date.accessioned 2023-09-06T17:48:26Z
dc.date.available 2023-09-06T17:48:26Z
dc.date.issued 2023
dc.date.submitted 2023
dc.identifier.uri https://repositorio.uergs.edu.br/xmlui/handle/123456789/2931
dc.description.abstract O presente trabalho explora contribuições da Pragmática em Sociolinguística para as aulas de Língua Portuguesa, buscando compreender a diferença entre língua e linguagem. O trabalho utilizou uma abordagem de pesquisa bibliográfica qualitativa para coletar dados secundários. Os suportes teóricos atribuídos à pesquisa são Bagno (1999), Koch (1997), Oliveira (2010), além da Base Nacional Comum Curricular que rege o ensino da língua. Os resultados obtidos revelam que a inclusão da pragmática em sociolinguística na sala de aula de Língua Portuguesa promove o desenvolvimento da habilidade comunicativa dos alunos. Ao estudar a pragmática, os alunos adquirem aptidão para compreender e utilizar a linguagem de forma apropriada e eficiente, considerando o contexto sociocultural. Isso é fundamental para o desenvolvimento da proficiência comunicativa dos alunos, que é uma competência essencial para a vida em sociedade. A proficiência comunicativa envolve não apenas a habilidade de falar e escrever corretamente, mas também a capacidade de compreender e interpretar a linguagem em diferentes contextos, levando em consideração as nuances culturais e sociais que influenciam a forma como a linguagem é utilizada. Com base nos resultados da pesquisa, são propostas duas atividades práticas que podem ser implementadas em sala de aula, com o objetivo de estimular a reflexão sobre a importância da pragmática em sociolinguística na comunicação cotidiana. Essas atividades visam desenvolver a habilidade comunicativa dos alunos, permitindo que eles se adaptem e interajam melhor no contexto sociocultural. Em conclusão, esta pesquisa destaca a relevância da pragmática em sociolinguística para a sala de aula no ensino Língua Portuguesa, enfatizando a importância de sua inclusão no currículo escolar. O estudo da pragmática proporciona aos alunos o aprimoramento da habilidade comunicativa, permitindo uma melhor compreensão e utilização da linguagem em diferentes situações de interação social.
dc.language.iso 230905s2023####bl#a###fr#####000#0#por#d
dc.subject Base Nacional Comum Curricular - BNCC
dc.subject Lingua portuguesa
dc.subject Sociolinguistica
dc.subject Produção intelectual - Uergs
dc.title Contribuições da pragmática em sociolinguística para aulas de língua portuguesa
dc.type Arquivo digital
local.description.areasdoconhecimento M372.4


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples